PUBLICIDADE

Europa

Papa Francisco preside rito da Paixão de Cristo no Coliseu

18 abr 2014 - 04h50
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco celebra nesta sexta-feira os ritos da Sexta-Feira Santa e às 17h (horário local, 12h de Brasília) na Basílica de São Pedro presidirá a Paixão de Cristo, que começará orando prostrado no solo, e às 21h15 (16h15) irá ao Coliseu para presidir a Via Crucis. A Sexta-Feira Santa do papa começará com o rito da Paixão de Cristo na basílica vaticana, único dia do ano que não se celebra missa, nem se realiza a consagração, que para os católicos é a conversão do pão e do vinho no corpo e sangue de Jesus Cristo.

Nesta cerimônia, a homilia está a cargo do predicador da Casa Pontifícia, o franciscano capuchino Raniero Cantalamessa. Na cerimônia, o papa, com vestimentas vermelhas, se estende no solo na nave central em um momento de oração e penitência e uma cruz coberta com uma tela vermelha preside o altar maior da Basílica de São Pedro.

À noite, o papa Francisco presidirá da colina do Palatino, que fica emfrente ao anfiteatro Flavio, o Coliseu romano, a tradicional Via Sacra. No Coliseu, representantes da Igreja, mas também jovens e famílias de várias nacionalidades levarão a cruz durante as 14 Estações.

Cada Estação será acompanhada pelas meditações que este ano Francisco encarregou ao arcebispo italiano de Campobasso, Giancarlo Maria Bregantini. Haverá uma lembrança a "todas as mães que sofrem por seus filhos distantes, pelos jovens condenados à morte, assassinados ou enviados à guerra, especialmente pelos crianças-soldado".

Mas também, lembrando o sofrimento de Maria, se mencionará as "mães que velam na noite, com as luzes acesas, tremendo pelos jovens acossados pela insegurança ou nas garras das". Após a Via Crucis, o papa pronunciará algumas palavras, mas que como no ano passado serão totalmente improvisadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade