PUBLICIDADE

Europa

Itália ameaça liberar refugiados se UE não aumentar ajuda

País quer operação marítima pela UE; e ameaçou liberar fronteiras aos refugiados para fugirem para outros países da Europa

14 mai 2014 - 15h59
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro do Interior pediu ajuda da UE em operação marítima
Ministro do Interior pediu ajuda da UE em operação marítima
Foto: Twitter

A Itália ameaçou nesta terça-feira permitir que refugiados cruzem as suas fronteiras rumo a países vizinhos a menos que a União Europeia assuma uma operação marítima para lidar com o fluxo de imigrantes que chegam ao país em barcos do norte da África.

O Ministro do Interior, Angelino Alfano, exigiu mais ajuda depois que a força-tarefa da Marinha italiana "Mare Nostrum" resgatou mais de 200 imigrantes e recuperou 17 corpos quando o barco que os levava afundou na costa da Líbia na última segunda-feira. 

“A União Europeia tem duas opções: ou vem ao Mediterrâneo para colocar a bandeira da UE na Mare Nostrum, ou deixaremos os imigrantes com direito a asilo partirem rumo aos seus países”, disse Alfano no Twitter.

A Comissária Europeia para Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom, não respondeu de imediato a um pedido para comentar o assunto.

Marinha italiano informou que há 4 barcos em operação de resgate, além de embarcação
Marinha italiano informou que há 4 barcos em operação de resgate, além de embarcação
Foto: ANSA

A menos de duas semanas das eleições parlamentares europeias, a imigração se tornou um tema político importante.

Os políticos italianos vêm exigindo mais auxílio do resto da UE para lidar com a crise, que afeta desproporcionalmente os países do sul do bloco europeu. Eles pediram uma mudança nas regras que obrigam aqueles que procuram asilo a permanecer no país no qual chegaram.

Muitos imigrantes esperam seguir viagem para países do norte da Europa com economias melhores que a italiana, que cresceu pouco em uma década e onde o desemprego chegou aos níveis mais altos em quase 40 anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade