PUBLICIDADE

Europa

Gorbachev diz que muro de Berlim caiu por maturidade do país

"Felicitações a todos os berlinenses por este aniversário", acrescentou o ex-mandatário soviético

8 nov 2014 - 10h12
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Após seu discurso, o ex-presidente foi convidado a deixar a marca de suas mãos em um pedaço original do muro de Berlim </p>
Após seu discurso, o ex-presidente foi convidado a deixar a marca de suas mãos em um pedaço original do muro de Berlim
Foto: Michael Sohn / AP

O ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, considerou nesta sexta-feira que o muro de Berlim caiu quando a sociedade alemã tinha amadurecido e destacou que tanto o país como a cidade são agora muito diferentes da época de sua primeira visita, em 1966.

"Há anos que não vinha em Berlim. A primeira vez que estive foi em 1966, era Berlim Oriental e era a República Democrática Alemã (RDA). Lembro uma cidade sombria e um país sombrio. Agora vejo como estão formosos", disse Gorbachev em um ato na antiga passagem fronteiriça de Check Point Charlie.

"Felicitações a todos os berlinenses por este aniversário", acrescentou o ex-mandatário soviético, considerado uma das principais figuras que levou à queda do muro de Berlim há 25 anos.

Gorbachev explicou que durante sua visita a Berlim espera ter uma série de encontros interessantes - na segunda-feira será recebido pela chanceler Angela Merkel -, e não só com dirigentes políticos, mas principalmente com cidadãos.

Após seu discurso, foi convidado a deixar a marca de suas mãos em um pedaço original do muro de Berlim e se submeteu ao processo enquanto se projetava um filme com cenas da história do muro, desde sua construção até sua queda, com "The Wall" do Pink Floyd como música de fundo.

O filme incluiu a lendária frase do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, "Ich bin ein berliner" ("Sou um berlinense"), assim como o célebre pedido de Ronald Reagan: "Mr. Gorbachev, take down this wall" ("Senhor Gorbachev, derruba este muro").

Quando se ouviram as palavras de Reagan, Gorbachev fez um gesto, voltou a pegar o microfone e retomou seu discurso inicial.

"Em visitas aos Estados Unidos muitas vezes me perguntaram como encarei o pedido do presidente Reagan. A verdade é que então não o levei a sério. Sabia que era um ator e achei que se tratava apenas de uma boa encenação", comentou.

"Para que caísse o muro de Berlim se necessitavam muitas coisas e chegou o momento em que a sociedade alemã tinha amadurecido para isso", acrescentou.

Gorbachev, que tinha sido recebido como "o homem que tornou possível que nos reunamos aqui em paz", terminou seu segundo discurso ressaltando que se alegrava de ter contribuído "um pouco para que os berlinenses possam celebrar hoje este aniversário".

O ex-presidente soviético também pediu ao público para "aprender as lições da história" e defendeu o diálogo entre Berlim e Moscou, convencido que, "quando alemães e russos se entendem, todo o mundo vai bem, não só eles".

Embora sem citá-la, Gorbachev fez referência com suas últimas palavras à crise da Ucrânia: "Tomara que não percamos o momento oportuno para resolver as tensões que vivemos", finalizou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade