PUBLICIDADE

Europa

Escoceses dizem que 2ª gravidez de Kate pode mudar referendo

Ministro afirma que escoceses são apegados à família real e que as notícias reforçam o sentimento de que não deve acontecer a independência

8 set 2014 - 10h50
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segunda gravidez do casal real foi anunciada nesta segunda-feira</p>
Segunda gravidez do casal real foi anunciada nesta segunda-feira
Foto: Getty Images

A dez dias do referendo por independência da Escócia em relação à Grã-Bretanha, a família real anunciou a segunda gravidez da duquesa de Cambrigde, Kate Middleton, nesta segunda-feira. Por causa da notícia, alguns escoceses já levantam a possibilidade disso interferir nos resultados da votação que acontece em 18 de setembro. Com informações do The Telegraph e Daily Mail.

O membro do Parlamento da Escócia do Nordeste, Alex Johnstone, disse ao The Telegraph que as notícias da vinda de um novo bebê real podem mexer com as emoções do país – influenciando algumas pessoas a votarem por não se separar da Grã-Bretanha. “A lealdade à realeza britânica é muito alta entre os escoceses. Todo mundo está muito encantado com a notícia e os desejando o melhor para a gravidez e nascimento desta segunda criança”, disse.

Johnstone afirma que os escoceses são muito apegados aos membros da família britânica e que as notícias podem reforçar o sentimento de que não deve acontecer a independência.

Outros escoceses também afirmaram que a notícia poderá lembrar aos conterrâneos que pretendiam votar no “sim”, de seu amor pela família real se estende à Grã-Bretanha, como é o caso de Dani Goldberg, uma estudante de universitária de St. Andrews - a mesma faculdade onde o príncipe William e Kate estudaram e se conheceram, em 2001. Dani diz que o casal real é um dos maiores orgulhos dos britânicos atualmente e a vinda de mais um bebê é motivo de orgulho a todos da universidade – que já considera George como um “bebê de St. Andrews”.

Premiê é acusado de fazer “política” com anúncio de gravidez

O primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, publicou em seu Twitter, nesta segunda-feira, uma mensagem parabenizando “o duque e a duquesa de Strathearn” pela gravidez. Este é um dos títulos do casal real e que faz ligação entre eles e a Escócia, sendo o oficial usado pelo país.

William e Kate se conheceram na Escócia durante a graduação na Universidade St. Andrews
William e Kate se conheceram na Escócia durante a graduação na Universidade St. Andrews
Foto: The Telegraph / Reprodução

Com a alusão ao título de William e Kate, alguns ministros do Parlamento em Londres acusam o premiê da Escócia de que a monarquia continuaria a comandar o país mesmo com a independência, o que poderia estimular os cidadãos a votar pelo “sim” e não se comover pela possível perda da monarquia.

Thomas Docherty, um dos ministros do Parlamento, disse que a gravidez de Kate “é uma notícia fantástica para a família real e para todos do país e não deve ser politizada de forma alguma”, e que “Alex Salmond é absolutamente descarado em sua determinação de colocar sua obsessão pela independência em tudo e qualquer coisa”.

O futuro da família real em uma possível Escócia independente tem sido posta em dúvida nos últimos dias em meio a alegações de que a rainha está preocupada com futuros conflitos de interesse.

“A família real não tem desempenhado um papel no debate sobre o referendo até agora, mas a rainha disse ter algumas preocupações e, agora, a gravidez de Kate vai trazer isso em foco. Há uma série de razões pelas quais poderá haver mudanças no referendo. Não vai ser apenas por causa do bebê, mas essa e outras questões sobre a família real poderiam influenciar o resultado”, disse um porta-voz da família real. 

Onda Separatista Onda Separatista: Entenda o caso da Escócia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade