PUBLICIDADE

Europa

Erro em ataque químico teria causado massacre na Síria

4 set 2013 - 13h34
(atualizado às 19h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Os serviços secretos da Alemanha consideram que o regime sírio é o responsável pelo ataque com armas químicas no dia 21 de agosto, na região de Damasco, mas o grande número de óbitos seria resultado de um erro de dosagem, revela nesta quarta-feira a revista Der Spiegel. Segundo a revista, que cita uma apresentação confidencial realizada pelo chefe dos serviços de espionagem da Alemanha (BND), Gerhard Schindler, o ataque foi realizado pelas forças do regime sírio, mas não há prova definitiva.

Para o BND, apenas os especialistas do regime do presidente Bashar al-Assad têm substâncias como o gás sarin e são capazes de misturá-las e utilizá-las por intermédio de pequenos mísseis. Schindler afirma que os rebeldes não têm capacidade técnica para realizar tal ataque, segundo Der Spiegel. O chefe do BND estima que o grande número de mortos decorrente do ataque foi resultado de um erro na mistura dos agentes químicos, e que ações similares realizadas antes de 21 de agosto utilizaram uma versão mais diluída do gás.

Durante a apresentação do relatório a parlamentares, Schindler citou uma conversa telefônica interceptada entre um alto dirigente do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, e um diplomata iraniano. O responsável do Hezbollah teria atribuído o ataque a Assad, devido à "perda de controle" do presidente, e qualificado a decisão de "grave erro". Este novo elemento pode pesar no debate sobre uma eventual intervenção militar externa, ao confirmar a tese de responsabilidade do regime de Damasco no ataque químico, destaca Der Spiegel.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/">Raio-x de uma máquina de guerra</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade