PUBLICIDADE

Europa

Erdogan comemora vitória e pede reconciliação na Turquia

Primeiro-ministro teve 13 pontos a mais que seu rival mais próximo

10 ago 2014 - 20h28
(atualizado às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan fala para expatriados turcos em um evento para marcar o 10 º aniversário da UETD, a União dos Democratas Europeus turco, no Lanxess Arena, em maio deste ano na Alemanha</p>
Primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan fala para expatriados turcos em um evento para marcar o 10 º aniversário da UETD, a União dos Democratas Europeus turco, no Lanxess Arena, em maio deste ano na Alemanha
Foto: Getty Images

O primeiro-ministro Tayyip Erdogan agradeceu seus apoiadores por elegê-lo como décimo segundo presidente da Turquia neste domingo, declarando vitória nas primeiras eleições populares do país para chefe de Estado.

"Hoje não foi Recep Tayyip Erdogan quem venceu esta eleição, mas a vontade nacional, da democracia", disse Erdogan a milhares de apoiadores em seu primeiro discurso como presidente eleito na sacada do escritório de seu Partido AK em Ankara. "Estamos encerrando uma era e nos movendo para uma nova."

"Digo de coração, vamos iniciar hoje um novo período de reconciliação social e vamos deixar as velhas discussões para a velha Turquia", disse Erdogan. Apoiadores buzinavam e levantavam bandeiras nas ruas da capital Ankara depois de as emissoras locais informarem que Erdogan venceu com 52% dos votos, 13 pontos a mais que seu rival mais próximo e evitando um segundo turno.

O presidente do comitê eleitoral confirmou que Erdogan teve maioria dos votos, com mais de 99% das urnas apuradas, e disse que dados completos provisórios serão anunciados na segunda-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade