PUBLICIDADE

Europa

Eleições na Ucrânia: Tigipko deve ficar em 3º novamente

Ex-ministro da Economia foi o chefe da polêmica campanha de Yanukovych em 2004; na época, as eleições tiveram como consequência a Revolução Laranja

21 mai 2014 - 09h45
(atualizado em 23/5/2014 às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Para as eleições deste ano, cerca de 5,1% dos eleitores prometem votar no ex-primeiro ministro</p>
Para as eleições deste ano, cerca de 5,1% dos eleitores prometem votar no ex-primeiro ministro
Foto: AP

Serguei Tigipko, 54 anos, tem aparecido em terceiro lugar nas pesquisas dos candidatos mais cotados a vencer as eleições presidenciais na Ucrânia, no próximo domingo, 25. Assim como os dois candidatos que estão no topo da lista - o "rei do chocolate" Petro Poroshenko e a "princesa do gás" Yulia Timoshenko - o ex-primeiro ministro é um político experiente, que tenta alcançar o cargo mais poderoso do país. 

Especialista em finanças, Tigipko foi ministro da Economia da Ucrânia em 2000 e atuou como presidente do Banco Nacional do país entre os anos de 2002 e 2004. 

Apesar de não ter sofrido danos com o caso, o político foi o chefe da campanha de Yanukovych em 2004. Essas eleições foram marcadas pela Revolução Laranja, uma série de protestos ocorridos entre novembro de 2004 e janeiro de 2005, após o pleito, com denúncias de fraude, intimidações e irregularidades. 

Em 2010, Tigipko também concorreu às eleições presidenciais. Na época, o candidato alcançou a terceira posição no primeiro turno das eleições, com 13,06% dos votos. A sua frente, ficaram Timoshenko e Yanukovych, que acabou eleito. Em fevereiro deste ano, Yanukovych foi deposto da Presidência, devido aos conflitos que assolaram o país e deixaram um saldo de mortos e feridos.

Para as eleições deste ano, cerca de 6,7% dos eleitores afirmam que gostariam de ver o ex-ministro, que concorre como político independente, na presidência da Ucrânia. O professor Fabiano Mielniczuk, diretor da Audiplo e pesquisador dos temas russos há mais de 12 anos, acredita que, se alcançasse o cargo, Tigipko assumiria um governo pragmático. "Assim como Poroshenko, o candidato já fez parte do governo de Yanukovych como ministro e foi cotado para ser primeiro-ministro caso Tymoshenko ganhasse as eleições de 2010", conta. 

Foto: Arte Terra

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade