PUBLICIDADE

Europa

Big Ben está inclinando e pode ficar instável, diz estudo

10 out 2011 - 16h50
(atualizado às 19h27)
Compartilhar

A torre do Big Ben, em Londres, está se inclinando para um lado e poderá ficar instável no futuro, segundo um relatório encomendado pela Transport for London, empresa de transportes londrina. Segundo o estudo, a torre apresenta uma inclinação de 0,26° para a direção noroeste, o que, no ponto mais alto da torre, causa um desalinhamento de 1 m.

Estudo aponta que torre do Big Ben está inclinando:

Por comparação, a inclinação da Torre de Pisa, na Itália, atualmente está em torno dos 5,5°. A torre que abriga o relógio e o sino conhecido como Big Ben poderá ficar instável dentro de alguns milhares de anos, de acordo com o documento.

A inclinação foi descoberta quando a Transport for London encomendou o relatório para os trabalhos de expansão da linha Jubilee do metrô, que passa embaixo do prédio do Parlamento britânico, área onde fica o Big Ben. Não há provas de que as obras do metrô tenham causado a inclinação.

"Estamos monitorando desde 1999, então temos dados muito bons", disse à BBC Mike McCann, que faz a manutenção do relógio. "Nosso especialista acredita que serão necessários entre quatro e dez mil anos antes que isto (a inclinação) se transforme em um problema", acrescentou. "Por enquanto, ainda não é importante, mas precisamos ficar de olho."

Os especialistas ainda não sabem qual é a causa da inclinação, mas uma teoria é que a argila sobre a qual a torre foi construída está secando. "Não há prova real da causa (da inclinação). Mas (a torre) foi construída sobre a argila de Londres e (a argila) pode secar e isto pode causar a movimentação", disse McCann.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade