PUBLICIDADE

Mundo

EUA vão direcionar 60 milhões de doses da AZ a outros países

A informação foi revelada pelo conselheiro da força-tarefa da Casa Branca contra a covid-19, Andy Slavitt, em uma publicação no Twitter

26 abr 2021 - 19h08
(atualizado às 19h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Dose de vacina da AstraZeneca é preparada em centro de imunicação em Newmarket
26/3/2021 REUTERS/Andrew Couldridge
Dose de vacina da AstraZeneca é preparada em centro de imunicação em Newmarket 26/3/2021 REUTERS/Andrew Couldridge
Foto: Reuters

Os Estados Unidos vão distribuir um lote de 60 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca para outros países,  assim que a quantidade encomendada estiver disponível. A informação foi revelada nesta segunda-feira (26) pelo conselheiro da força-tarefa da Casa Branca contra a covid-19, Andy Slavitt, em uma publicação no Twitter.

O país tem dezenas de milhões de doses da vacina AstraZeneca em estoque que até agora não foram utilizadas, pois a Agência de Drogas e Comida (FDA, na sigla em inglês) ainda está examinando o pedido de autorização. Muitos líderes de países estrangeiros pediram ao presidente americano, Joe Biden, para compartilhar essas doses. Até agora, porém, o democrata ainda não decidiu qual será o destino dos imunizantes.

Em março passado, o governo dos EUA havia informado que pelo menos 4 milhões de doses seriam destinadas para os países vizinhos, México e Canadá. Segundo a CNN, Biden parece confiante e seguro de que o país tem doses suficientes com os três fornecedores de vacinas: Johnson & Johnson, Pfizer e Moderna. No entanto, enfrenta pressão para aumentar o número de destinatários de suas doações, especialmente para a Índia.

Mais cedo, Biden conversou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e "prometeu garantir que os Estados Unidos e a Índia trabalhem juntos para combater a covid-19". Além disso, o democrata afirmou que apoiará constantemente a população indiana atingida pelo recente aumento de casos, oferecendo "assistência emergencial". As doações incluem suprimentos de oxigênio, além de materiais para a produção de vacinas e terapias.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade