PUBLICIDADE

Mundo

EUA pedem cooperação total com inquérito sobre queda de avião no Irã

8 jan 2020 - 16h27
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos estão pedindo uma cooperação total com qualquer investigação sobre a causa da queda de um avião ucraniano no Irã.

Agentes de segurança e de resgate vasculham área do acidente com avião no Irã
08/01/2020
Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Agentes de segurança e de resgate vasculham área do acidente com avião no Irã 08/01/2020 Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Foto: Reuters

Pompeo disse em um comunicado que os EUA estão preparados para oferecer à Ucrânia toda a assistência possível depois da queda de um Boeing 737 da Ukraine International Airlines, que pegou fogo pouco depois de decolar de Teerã nesta quarta-feira, matando toda as 176 pessoas a bordo.

O avião caiu horas depois de o Irã lançar mísseis contra bases que abrigam forças dos EUA no Iraque, e autoridades alertaram que qualquer especulação sobre o que aconteceu é prematura.

"O Departamento de Estado dos EUA oferece nossas condolências mais profundas às famílias e aos amigos dos 176 passageiros e tripulantes mortos na queda trágica", disse Pompeo no comunicado.

"Os Estados Unidos continuarão a acompanhar este incidente atentamente e estão preparados para oferecer à Ucrânia toda a assistência possível. Os Estados Unidos pedem uma cooperação total com qualquer investigação sobre a causa da queda."

Pelas regras internacionais, a responsabilidade de investigar o acidente cabe ao Irã, e a TV estatal iraniana disse que os gravadores de voz e dados da caixa preta da aeronave foram encontrados.

Segundo citação da agência de notícias semioficial Mehr, o chefe da autoridade de aviação civil disse que não está claro para qual país o Irã enviará as caixas pretas para análise, mas que não as dará à Boeing, que é sediada nos EUA, nação com a qual o Irã não tem relações diplomáticas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade