PUBLICIDADE

Mundo

EUA não participarão de qualquer ação retaliatória de Israel contra Irã

14 abr 2024 - 12h00
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente norte-americano, Joe Biden, alertou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que os Estados Unidos não participarão de uma contra-ofensiva contra o Irã caso Israel decida retaliar um ataque em massa de drones e mísseis em território israelense durante a noite, disseram autoridades dos EUA.

A ameaça de uma guerra aberta que irrompe entre os arqui-inimigos do Oriente Médio e que arrasta os Estados Unidos colocou a região em estado de alerta, desencadeando apelos por moderação por parte das potências globais e das nações árabes para evitar uma nova escalada.

Os EUA continuarão a ajudar Israel a se defender, mas não querem a guerra, disse John Kirby, o principal porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, ao programa "This Week" da ABC neste domingo.

O rei Abdullah da Jordânia disse a Biden num telefonema neste domingo que qualquer nova escalada por parte de Israel ampliaria o conflito na região, informou a mídia estatal jordaniana.

O Irã lançou o ataque devido a um suposto ataque israelense ao seu consulado na Síria, em 1º de abril, que matou os principais comandantes da Guarda Revolucionária e ocorreu após meses de confrontos entre Israel e os aliados regionais do Irã, desencadeados pela guerra em Gaza.

No entanto, o ataque de mais de 300 mísseis e drones, principalmente lançados a partir do interior do Irã, causou apenas danos modestos em Israel, uma vez que a maioria foi abatida com a ajuda dos EUA, Reino Unido e Jordânia.

Uma base da Força Aérea no sul de Israel foi atingida, mas continuou a operar normalmente e uma criança de 7 anos ficou gravemente ferida por estilhaços. Não houve outros relatos de danos graves.

Dois altos ministros israelenses sinalizaram neste domingo que a retaliação de Israel não é iminente e que não agiria sozinho.

"Vamos construir uma coligação regional e cobrar o preço ao Irã da forma e no momento certo para nós", disse o ministro centrista Benny Gantz antes de uma reunião do gabinete de guerra.

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, também disse que Israel tem a oportunidade de formar uma aliança estratégica contra "esta grave ameaça do Irã, que ameaça montar explosivos nucleares nestes mísseis, o que pode ser uma ameaça extremamente grave", disse ele. O Irã nega ter procurado armas nucleares.

Entretanto, Israel permaneceu em alerta máximo, com medidas de emergência que deverão permanecer em vigor até à noite de segunda-feira, incluindo a proibição de atividades escolares e limites para grandes reuniões.

"Nas últimas horas, aprovamos planos operacionais para ações ofensivas e defensivas", disse o contra-almirante Daniel Hagari em comunicado televisionado.

O chefe do Estado-Maior do exército iraniano, major-general Mohammad Bagheri, alertou na televisão que "nossa resposta será muito maior do que a ação militar desta noite se Israel retaliar contra o Irã" e disse a Washington que suas bases também poderiam ser atacadas se ajudassem Israel a retaliar.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, disse que Teerã informou aos Estados Unidos que seu ataque a Israel seria "limitado" e para autodefesa e que os vizinhos regionais também foram informados dos ataques planejados com 72 horas de antecedência.

Uma fonte diplomática turca disse que o Irã informou antecipadamente a Turquia sobre o que iria acontecer.

O Irã disse que o ataque tinha como objetivo punir "crimes israelenses", mas agora "considerou o assunto encerrado".

Rússia, China, França e Alemanha, bem como os estados árabes Egito, Catar e Emirados Árabes Unidos pediram moderação e o Conselho de Segurança da ONU estava marcado para se reunir neste domingo.

Os líderes do G7 condenaram o ataque do Irã e disseram que trabalhariam para estabilizar a situação, alertando em um comunicado que Teerã arriscava "uma escalada regional incontrolável".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade