PUBLICIDADE

Mundo

EUA concluem retirada do Afeganistão; Talibã comemora

Tropas dos EUA deixam o país após quase 20 anos da invasão em resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001

30 ago 2021 - 17h48
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos aunciaram nesta segunda-feira (30) a conclusão da saída de suas forças do Afeganistão após uma caótica missão de retirada aérea, quase 20 anos depois da invasão do país em resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001.

Militar dos EUA no aeroporto de Cabul
29/08/2021
Exército dos EUA/Sargento Alexander Burnett/Divulgação via REUTERS
Militar dos EUA no aeroporto de Cabul 29/08/2021 Exército dos EUA/Sargento Alexander Burnett/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Mais de 122 mil pessoas foram retiradas de Cabul desde 14 de agosto, um dia antes de o grupo fundamentalista islâmico Talibã – que em 2001 abrigava o grupo militante Al Qaeda, que foi responsabilizado pelos ataques em Nova York e Washington – retomar o controle do país.

O principal diplomata dos EUA no Afeganistão, Ross Wilson, estava no último voo de um avião C-17 dos EUA, disse o general Frank McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA, em uma coletiva de imprensa do Pentágono.

A retirada aérea de emergência chegou ao fim antes do prazo de terça-feira estabelecido pelo presidente dos EUA, Joe Biden, que herdou um acordo de retirada de tropas feito com o Talibã por seu antecessor Donald Trump e decidiu no início deste ano concluir a retirada.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais lutaram para salvar cidadãos de seus próprios países, bem como tradutores, funcionários de embaixadas locais, ativistas de direitos civis, jornalistas e outros afegãos vulneráveis a represálias do Talibã.

As retiradas se tornaram ainda mais perigosas quando um ataque suicida reivindicado pelo Estado Islâmico – inimigo tanto do Ocidente quanto do Talibã – matou 13 militares norte-americanos e dezenas de afegãos que esperavam nos portões do aeroporto na quinta-feira passada.

Biden, que tem enfrentado críticas intensas nos EUA e no exterior por causa de suas decisões sobre o Afeganistão, prometeu após o sangrento ataque ao aeroporto de Cabul perseguir os responsáveis.

Talibã comemora

Após o fim da retirada das tropas americanas do Afeganistão, o Talibã comemorou e afirmou que agora o país finalmente se tornou independente.

"Esta noite, exatamente à meia-noite, os últimos soldados americanos deixaram o aeroporto de Cabul e nosso país alcançou a independência completa. Louvado seja Deus", disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.

Com informações da Ansa

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade