PUBLICIDADE

Mundo

EUA ameaçam novas sanções à Coreia por instalação de mísseis

Conselheiro de Segurança da Casa Branca afirma que Washington vai avaliar se Pyongyang está comprometida a abdicar de seu programa nuclear

6 mar 2019 - 11h46
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários

WASHINGTON - A Coreia do Norte restaurou parte de uma instalação de teste de mísseis que começou a desmontar após promessa feita na primeira cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no ano passado. Em reação, o conselheiro de Segurança Nacional de Trump alerta que novas sanções podem ser adotadas se Pyongyang não encerrar seu programa nuclear.

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, na estação de Dong Dang no Vietnã
02/03/2019 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, na estação de Dong Dang no Vietnã 02/03/2019 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Foto: Reuters

Na terça-feira 5, a agência de notícias sul-coreana Yonhap e dois centros de estudos dos EUA relataram obras em andamento na Estação de Lançamento de Satélites Sohae de Tongchang-ri, apesar de Trump ter se encontrado com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para uma segunda cúpula na semana passada em Hanói.

A segunda reunião fracassou devido às diferenças sobre o quão longe Pyongyang está disposta a ir para limitar seu programa nuclear e até que ponto os EUA estão inclinados a amenizar as sanções que impôs ao país.

Ainda na terça-feira, John Bolton, conselheiro de Segurança Nacional de Trump, disse à rede Fox Business Network que encerrada a cúpula de Hanói, Washington verá se Pyongyang está comprometida a abdicar de seu "programa de armas nucleares e tudo associado a ele".

"Se eles não estiverem dispostos a fazê-lo, acho que o presidente Trump foi muito claro, eles não terão alívio das sanções econômicas massacrantes e, na verdade, estudaremos intensificar estas sanções", disse Bolton, um linha-dura que já postulou uma abordagem severa com a Coreia do Norte no passado.

Separadamente, dois senadores dos EUA procuraram aumentar a pressão sobre Pyongyang reapresentando na terça-feira (5) um projeto de lei para impor sanções a qualquer banco que negocie com o país.

Na segunda, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que tem esperança de que o país envie uma delegação à Coreia do Norte nas próximas semanas, mas os comentários de Bolton e o desenvolvimento aparente da instalação de teste de Sohae podem criar novos desafios para os diplomatas que esperam retomar as negociações após a cúpula fracassada de Hanói.

A reconstrução da da plataforma de lançamento de mísseis

Imagens de satélite vistas pelo 38 North, um projeto sobre a Coreia do Norte sediado em Washington, mostraram que as estruturas da plataforma de lançamento de Sohae foram reconstruídas em algum momento entre 16 de fevereiro e 2 de março, disse à Reuters Jenny Town, editora-gerente do projeto e analista do Centro Stimson, uma entidade de pesquisa. A cúpula entre Trump e Kim ocorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro. / REUTERS

Veja também:

Donald Trump é um 'supremacista branco', diz Maduro:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade