PUBLICIDADE

Estados Unidos

Por muro, Trump declarará emergência na fronteira com México

15 fev 2019 - 14h20
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento na Casa Branca
15/02/2019 REUTERS/Carlos Barria
Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento na Casa Branca 15/02/2019 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que irá declarar uma emergência nacional na fronteira com o México, uma manobra que deve colocá-lo numa briga com democratas pelo que chamam de tentativa inconstitucional de financiar um muro sem aprovação do Congresso.

Trump havia exigido ao Congresso que incluísse dinheiro para o muro, uma de suas maiores promessas de campanha de 2016, em uma lei de financiamento que deverá sancionar ainda nesta sexta-feira ou sábado. Ela foi aprovada pelo Congresso no fim da quinta-feira sem a verba para o muro, uma derrota legislativa para ele.

Uma emergência nacional, se não for impedida por tribunais ou pelo Congresso, permitirá a Trump utilizar fundos que parlamentares tinham aprovado para outros propósitos, que não um muro na fronteira.

O governo identificou 8 bilhões de dólares em fundos que o presidente Trump poderá destinar para o pagamento do muro na fronteira com o México sob uma emergência nacional, disse uma importante autoridade da Casa Branca nesta sexta-feira.

Além dos 1,38 bilhão de dólares da lei de financiamento bipartidária, o governo usará fundos de outras partes do governo, incluindo o Departamento do Tesouro e da Defesa, disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, a repórteres.

A expectativa é que democratas se oponham à declaração de emergência nacional de Trump como uma tentativa inconstitucional de pagar pelo muro sem passar por aprovação do Congresso.

Veja também:

Donald Trump é um 'supremacista branco', diz Maduro:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade