PUBLICIDADE

Estados Unidos

Quatro prisioneiro de Guantánamo voltam ao Afeganistão

O presidente Barack Obama prometeu fechar a prisão quando assumiu o cargo há quase seis anos

20 dez 2014 - 14h38
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Atualmente a pris&atilde;o conhecida como Camp Delta, possui&nbsp;132 presos</p>
Atualmente a prisão conhecida como Camp Delta, possui 132 presos
Foto: Bob Strong / Reuters

Quatro afegãos detidos por mais de uma década na prisão militar americana de Guantánamo, em Cuba, foram enviados de volta para casa no Afeganistão, informou o Pentágono neste sábado, um dos últimos passos de um movimento lento feito pela administração Obama para fechar o local.

Os homens voaram para Cabul durante a noite em um avião militar americano e entregues a autoridades afegãs, sendo a primeira transferência desse tipo para o país assolado pela guerra desde 2009, afirmou um oficial dos Estados Unidos.

O presidente Barack Obama prometeu fechar a prisão quando assumiu o cargo há quase seis anos, citando os danos que ela infligiu à imagem dos EUA em todo o mundo.

Mas ele não foi capaz de fazê-lo, em parte por causa dos obstáculos colocados pelo Congresso americano.

Com as transferências recentes, incluindo a de seis presos para o Uruguai no início deste mês, a população de detentos de Guantánamo tem sido gradualmente reduzido.

Atualmente a prisão conhecida como Camp Delta, possui 132 presos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade