Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Para moradores de Staten Island, Sandy foi pior que Katrina

5 nov 2012 - 09h03
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Allan Brito
Direto de Nova York

É possível dizer que existem duas cidades de Nova York atualmente: a primeira e maior está em plena recuperação dos problemas vividos por causa do furacão Sandy. Já a outra parte fica afastada, quase esquecida, em Staten Island. Lá ainda existem sinais de devastação por toda a parte e, segundo os moradores, as consequências são piores do que no furacão Katrina, que destruiu parte dos Estados Unidos em 2005.

Nas ruas de Staten Island se acumulam os destroços deixados pela tempestade Sandy
Nas ruas de Staten Island se acumulam os destroços deixados pela tempestade Sandy
Foto: Daniel Ramalho / Terra

O essencial sobre a passagem de Sandy pelos EUA

Confira 12 fatos sobre a passagem do furacão Sandy pelos EUA
30/10 Sandy deixa rastro de destruição, mortes e escuridão nos EUA
29/10 Obama convoca reunião de crise: "prioridade é salvar vidas"
28/10 EUA: Sandy afetará 50 milhões

.

Bloomberg: vamos nos sair bem
27/10Sandy recupera força de furacão e ameaça os Estados Unidos

Confira o material especial
Confira a trajetória do Sandy, dia a dia
Veja fotos da passagem do Sandy pelos EUA e da evolução do furacão

Também confira imagens de Nova York às escuras e de repórteres enfrentando o fenômeno

Você sabe como é escolhido o nome de um furacão?
Saiba quais foram os furacões mais devastadores desde 2000

Sandy chegou a Staten Island na segunda-feira à noite e, mesmo classificado apenas como supertempestade, arrancou árvores, carregou carros, destruiu barcos e deixou o distrito sem energia, telefone, calefação e diversos outros serviços. A chuva nem foi a principal vilã, pois na verdade o que alagou as estruturas foi o oceano, que subiu de nível por causa dos ventos.

"É um problema muito grande, porque aqui está tudo destruído. O governo está ajudando, existem os voluntários, mas aqui está pior que o Katrina", disse Sam Urciuouli, um dos poucos a caminhar pela praia vazia e suja de Staten Island.

A fotógrafa Eillen Mannix vê a própria casa como prova do sofrimento de quem está em Staten Island. O local está destruído e todos os móveis estão espalhados pela rua. "Eu vou ter que me mudar. Antes do furacão chegar, eu tive que sair daqui e levei só minha filha e minhas fotos. Quando voltei, não tinha mais nada", contou.

Ela também concorda que Sandy superou Katrina negativamente: "agora foi pior, com certeza. Eu não vi o Katrina de perto, mas não lembro de tanta destruição assim", disse Eillen, que vê todos os seus vizinhos na mesma situação: sem casa e com os móveis empilhados na rua.

Além das residências, comércios que estavam à beira do mar também foram completamente destruídos. Diversos trabalhadores foram prejudicados, como a polonesa Maria Rutina, que tinha um estúdio no primeiro quarteirão após a praia. "Eu tinha toda uma estrutura elétrica aqui que nem pode ser recuperada agora. Paguei para quatro pessoas consertarem tudo, mas não sei quando isso ficará pronto", concluiu.

Enquanto a parte principal de Nova York está praticamente recuperada, em Staten Island os estragos provocados por Sandy ainda devem demorar pra ser sanados, e impedir que o governo feche os olhos para a ilha.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra