PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama promete que não haverá "porto seguro" para Estado Islâmico

15 dez 2014 - 20h11
Compartilhar

O presidente norte-americano, Barack Obama, usou uma visita a uma base militar do país nesta segunda-feira para enviar um recado duro aos militantes do Estado Islâmico, dizendo que uma coalizão liderada pelos Estados Unidos não permitirá nenhum porto seguro para o grupo e que irá destruí-lo.

O presidente norte-americano, Barack Obama, discursa na Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira. 15/12/2014
O presidente norte-americano, Barack Obama, discursa na Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira. 15/12/2014
Foto: Larry Downing / Reuters

Obama falou a centenas tropas uniformizadas em um hangar em Fort Dix para agradecer aos militares por suas ações em todo o mundo. Em uma demonstração de apoio bipartidário, Obama se juntou ao governador de Nova Jersey, o republicano Chris Christie, um candidato potencial para sucedê-lo em 2016.

A coalizão liderada pelos EUA na Síria e no Iraque tem tido algum sucesso contra o grupo Estado Islâmico, mas ainda precisa forçar uma grande reversão dos ganhos territoriais que os extremistas fizeram ao tomarem grandes áreas do Iraque.

"Não se enganem. Nossa coalizão não vai apenas degradar essa organização terrorista bárbara. Nós vamos destruí-la", disse Obama.

O presidente disse que avanços estão sendo feitos. Centenas de veículos e tanques e mais de 1.000 posições de combate foram retirados, disse ele. "Nós estamos martelando estes terroristas", afirmou.

"Eles podem pensar que podem até obter algumas vitórias rápidas, mas nosso alcance é longo. Não desistimos. Você ameaçam os EUA, vocês não terão nenhum porto seguro. Nós vamos encontrá-los... o mundo vai deixá-los para trás e continuar andando sem vocês, porque nós vamos pegá-los", disse Obama.

Obama também disse que os EUA estão no caminho certo para terminar sua missão de combate no Afeganistão no fim deste ano, deixando naquele país tropas dedicadas a treinar as forças de segurança afegãs e realizar operações de combate ao terrorismo.

Obama aprovou no mês passado uma ligeira expansão do papel dos EUA nas operações de combate ao terrorismo. Há preocupações no Afeganistão, no entanto, sobre o aumento de ataques do Taliban na capital, Cabul.

Obama, que fez do fim da guerra no Afeganistão uma prioridade, disse que os desafios permanecem. "O Afeganistão ainda é um lugar perigoso", disse ele.

(Reportagem de Steve Holland)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade