PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama não sabia nada sobre espionagem a Merkel, diz oficial da NSA

27 out 2013 - 17h17
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Obama não foi informado sobre a espionagem a Merkel, disse o diretor da NSA, general Keith Alexander</p>
Obama não foi informado sobre a espionagem a Merkel, disse o diretor da NSA, general Keith Alexander
Foto: Jason Reed / Reuters

A Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês), encarregada de interceptar comunicações eletrônicas, garantiu neste domingo que, em nenhum momento, o presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado da eventual espionagem à chanceler alemã, Angela Merkel, desmentindo as informações da mídia alemã.

O diretor da NSA, general Keith Alexander, "não falou com o presidente Obama em 2010 sobre uma suposta operação de inteligência que envolveria a chanceler Merkel e nunca falou de qualquer operação que a envolvesse. As versões da imprensa que asseguram o contrário não são corretas", afirma um porta-voz dessa agência em nota à AFP.

Citando fontes dos serviços americanos de Inteligência, o jornal alemão Bild am Sonntag divulgou que Alexander havia informado Obama sobre uma operação de grampo telefônica a Angela Merkel desde 2010. "Obama não pôs um fim a essa operação. Pelo contrário, ele a deixou continuar", disse um alto funcionário da NSA, citado pelo jornal alemão.

No início desta semana, a Casa Branca garantiu que não grava os telefonemas de Merkel e que não o fará no futuro, mas não especificou se já havia espionado Merkel no passado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade