PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama inicia viagem na expectativa de roubar a cena de Romney

28 ago 2012 - 17h31
(atualizado às 18h04)
Compartilhar

O presidente americano na disputa pela reeleição, Barack Obama, espera roubar algumas manchetes de jornal de seu rival, Mitt Romney, quando o adversário começar nesta terça-feira a convenção republicana na Flórida, percorrendo estados importantes para seus objetivos políticos.

Barack Obama limpa o suor do rosto ao falar com estudantes da Universidade Estadual de Iowa, em Ames
Barack Obama limpa o suor do rosto ao falar com estudantes da Universidade Estadual de Iowa, em Ames
Foto: AFP

Obama romperá a tradição e reforçará sua campanha nos dias em que durar a convenção republicana em Tampa, no estado da Flórida (sudeste), procurando não dar sossego ao rival e impedi-lo de aproveitar o evento político para se afirmar.

Nesta terça, o presidente estará em Iowa, estado do meio-oeste onde ele edificou sua campanha em 2008, mas que agora corre o risco de passar para o lado republicano nas eleições de 6 de novembro.

Ainda esta semana, também fará outra visita ao Colorado, estado onde venceu há quatro anos, mas que hoje está em disputa, antes de retornar na quarta-feira à Casa Branca, passando pela Virgínia.

O presidente democrata se apresentará em universidades e discursará para estudantes que começam um novo ano acadêmico, visando a reconquistar um setor do eleitorado que foi chave para a sua vitória em 2008, mas que hoje não se mostra tão entusiasmado.

Obama tentará evitar de qualquer forma que Romney seja o centro das atenções na quinta-feira, quando o governador de Massachussetts aceitar a indicação à Presidência de seu partido para as eleições de novembro, antes de iniciar um novo giro prévio à convenção democrata, na próxima semana.

A ideia, segundo fontes da equipe democrata de Obama, é tentar manter o presidente em primeiro plano. A primeira-dama, Michelle Obama, fará uso de sua boa imagem pública ao participar, na noite de quarta-feira, do programa do apresentador David Letterman.

Mas os planos de mandar o vice-presidente Joe Biden a Tampa em meio ao encontro republicano fracassaram por causa da tempestade tropical Isaac.É provável que Obama use seu giro por Iowa, Colorado e Virgínia para abordar temas em torno dos quais tentará atrair seus correligionários democratas em sua própria convenção, na semana que vem, em Charlotte, Carolina do Norte.

A campanha democrata já antecipava as respostas que lançará quando Romney aceitar a candidatura republicana, em uma convenção que acreditam que o ex-governador de Massachusetts utilizará para encobrir as gafes cometidas durante a campanha.

Obama sairá de viagem no momento em que novas pesquisas revelam uma disputa cabeça a cabeça com Romney, com os eleitores aparentemente inseguros a respeito da gestão econômica do presidente, mas não menos desconfortáveis em relação ao aspirante republicano à Casa Branca.Uma pesquisa conjunta The Washington Post/ABC News situa Romney um ponto à frente de Obama (48% a 47%).

Mais de oito em dez eleitores atribuem a nota ruim ao mau desempenho econômico do país, segundo a pesquisa, enquanto 50% veem o republicano mais bem qualificado para levar o país adiante, contra 43% que veem o democrata neste papel.

Cinquenta e oito por cento dos consultados dizem não confiar em uma recuperação econômica se Obama chegar ao segundo mandato, enquanto 52% expressam similar falta de confiança em Romney.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade