PUBLICIDADE

Estados Unidos

Nova York tem recorde de 10 dias seguidos sem assassinatos

Maior cidade dos Estados Unidos manteve a paz durante o início da manhã desta quinta-feira, batendo o recorde estabelecido em 2013

12 fev 2015 - 14h53
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Policiais de Nova York fazem buscas em local de tiroteio no Bronx. 06/01/2015
Policiais de Nova York fazem buscas em local de tiroteio no Bronx. 06/01/2015
Foto: Adrees Latif / Reuters

A cidade de Nova York, antes notória por altas taxas de criminalidade, quebrou um recorde nesta quinta-feira com 10 dias seguidos sem assassinatos reportados, disse a polícia.

A calma histórica, alcançada às 00h01 desta quinta-feira, vem depois de um ano notável - assassinatos na cidade de Nova York em 2014 caíram para 328, o mais baixo de todos os tempos, desde que o Departamento de Polícia de Nova York começou a manter registros confiáveis em 1963.

"Todos estão se comportando", disse o sargento Daniel Doody do Departamento de Polícia da cidade de Nova York.

A maior cidade dos Estados Unidos manteve a paz durante o início da manhã desta quinta-feira, batendo o recorde estabelecido em 2013, quando nove dias seguidos se passaram sem que uma pessoa fosse assassinada.

O notável zero deste ano acontece depois do esforço do prefeito Bill de Blasio para pôr fim a uma disputa entre a prefeitura e a maior força policial do país.

Oficiais começaram em dezembro o que os líderes da cidade chamaram de desaceleração, expressando seu descontentamento sobre o apoio do prefeito a alguns dos críticos mais ferozes do Departamento de Polícia. Como resultado, o número de prisões e intimações judiciais despencou.

Ir pra balada antes de trabalhar é a nova moda em Nova York:

Com previsão de temperaturas frias para os próximos dias, é possível que as cabeças frias possam prevalecer ainda mais, disse Doody, que notou que assassinatos geralmente ocorrem em estações mais quentes, quando mais pessoas estão nas ruas e o calor as deixa "rabugentas".

"Mas se eu pudesse prever isso, eu teria ganhado na loteria ontem", disse Doody.

A polícia atribuiu seu sucesso no ano de 2014, em parte, a um foco mais no pequeno número de pessoas responsáveis por maior parte dos crimes. Assassinatos caíram em 85 por cento em relação ao pico em 1990.

O resultado é parte de uma década de queda na taxa de criminalidade nos Estados Unidos, com outras grandes cidades reportando quedas de crimes violentos em 2014, incluindo Chicago, que teve o menor número de assassinatos desde 1965.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade