Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Morre o guitarrista Larry Coryell, figura destacada do jazz fusion

21 fev 2017 - 23h01
Compartilhar
Exibir comentários

O guitarrista americano Larry Coryell, que chegou a tocar com gigantes do jazz como Miles Davis e Chet Baker, morreu no último domingo no quarto de um hotel de Nova York, informou nesta terça-feira a imprensa dos Estados Unidos.

O agente de jazz, Jim Eigo, afirmou à revista "Billboard" que Coryell, que tinha 73 anos, morreu enquanto dormia por causas naturais no dia seguinte a uma apresentação que fez na sala Iridium de Nova York no sábado.

Pioneiro do jazz-rock e conhecido como o "padrinho do fusion", Coryell, nascido em Galveston, no estado do Texas, e que foi criado em Seattle (Washington), decidiu fixar sua residência ali em 1965, onde terminou sua formação musical e desenvolveu sua carreira.

Embora não tenha gozado da fama de seus contemporâneos nas décadas de 60 e 70, colaborou com renomadas figuras como Miles Davis, Chet Baker, Alphonse Mouzon e Gary Burton.

Coryell se juntou em 1966 a "The Free Spirits", a primeira banda de jazz-rock e que abandonou um ano depois.

Já em 1973 liderou a banda "The Eleventh House", pioneira do jazz fusion e na qual Mouzon chegou a participar como um de seus primeiros integrantes.

Coryell estava, aliás, preparando justamente uma turnê com uma versão reformulada de "The Eleventh House" para o próximo semestre.

Por outro lado, amídia musical dos Estados Unidos destaca especialmente seu álbum "Spaces", de 1969, que despertou o movimento de fusão do jazz.

Sua obra mais recente, "Barefoot Man: Sanpaku", foi lançado no último dia 14 de outubro, e atualmente estava trabalhando em óperas baseadas em clássicos da literatura como "Guerra e Paz" e "Anna Karenina", de Tolstói, e "Ulisses", de James Joyce.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade