PUBLICIDADE

Estados Unidos

Chegando ao Havaí, furacão Lane sobe para categoria 5

População do estado americano tem se preparado para proteger suas vidas e propriedades

22 ago 2018 - 10h10
(atualizado às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O furacão Lane ganhou força se tornando uma tempestade de categoria 5 na terça-feira, à medida que se aproximava do Havaí, onde moradores se preparam para enfrentar ventos e enchentes "com risco de morte", informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Meteorologistas disseram ainda não saber ao certo se o olho do furacão chegará ao território das ilhas norte-americanas, cuja maior ilha ainda sofre as consequências da erupção de três meses do vulcão Kilauea.

Moradores movem suas canoas em preparação para furacão Lane em Honolulu, Havaí 21/08/2018 REUTERS/Hugh Gentry
Moradores movem suas canoas em preparação para furacão Lane em Honolulu, Havaí 21/08/2018 REUTERS/Hugh Gentry
Foto: Reuters

Mas "preparativos para proteger vidas e propriedades devem ser finalizados completamente", disse o NHC.

O centro da tempestade deve chegar "perigosamente" perto ou ficar acima das ilhas entre quinta-feira e sábado, segundo o NHC.

Um impacto direto em qualquer parte do Havaí "seria o pior cenário possível", disse Thomas Birchard, meteorologista do centro de furacões.

O forte furacão estava cerca de 565 quilômetros a sul-sudeste de Kailua-Kona, no Havaí, com ventos contínuos máximos de 260 quilômetros por hora por volta das 23h30 locais, disse o NHC.

Na noite de terça-feira um alerta de furacão estava em vigor para a maior ilha do Havaí e um aviso para o restante do Estado, segundo o NHC.

Veja também:

Como desastres naturais afetam crianças no mundo:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade