PUBLICIDADE

Estados Unidos

Frango frito como refeição e mais: como foram as quase últimas horas de detento que teve execução suspensa

Após oito tentativas, médicos não conseguiram encontrar uma veia em Thomas Eugene Creech para aplicar a injeção letal

1 mar 2024 - 09h16
(atualizado às 10h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Thomas Eugene Creech foi condenado à pena de morte por assassinatos
Thomas Eugene Creech foi condenado à pena de morte por assassinatos
Foto: Reprodução/Idaho Dept. of Corrections

Após oito tentativas sem êxito de aplicar uma injeção letal em Thomas Eugene Creech, o detento teve a pena de morte suspensa na quarta-feira, 28, no estado de Idaho, nos Estados Unidos. Os médicos responsáveis não conseguiram encontrar uma veia no serial killer – assassino em série.

O homem de 73 anos, uma das pessoas condenadas à morte há mais tempo na prisão – ele cumpre pena há 50 anos –, recebeu um frango frito com molho como última refeição na noite de terça-feira, 27, segundo a agência de notícias Associated Press.

Na quarta-feira, 28, Creech foi levado às 10h para o local onde seria executado, em uma instituição de segurança máxima de Idaho. Três membros da equipe médica tentaram encontrar uma veia, mas falharam. As tentativas aconteceram em veias dos braços, pernas, mãos e pés. Em certo momento, um membro da equipe médica saiu para pegar mais equipamentos. Depois de cerca de uma hora, a execução, que seria a primeira no estado em 12 anos, foi suspensa.

A equipe médica era formada por voluntários, que tiveram suas identidades protegidas e usaram máscaras. Familiares do detento estavam em um cômodo ao lado.

Conforme a AP, ainda não está claro o motivo dos médicos não terem conseguido fazer a execução. Diversos fatores podem afetar o acesso às veias, como desidratação, estresse, temperatura ambiente ou características físicas. Os advogados do preso afirmaram que ele sofre de uma série de doenças, incluindo diabetes tipo 2, hipertensão e edema. 

Execução suspensa

A ordem de execução de Creech dizia que ela deveria ocorrer até as 23h59 de quarta-feira. 

Outras formas de execução ainda podem ser definidas pelo departamento de penas. No entanto, há um artigo na Constituição dos Estados Unidos que proíbe penas cruéis ou pouco comuns.

Os advogados do detento entraram na Justiça pedindo que a execução seja suspensa, após a tentativa "terrivelmente malfeita". Segundo eles, isso "prova a incapacidade do departamento de realizar uma execução humana e constitucional".

O Serviço de Defensoria Federal de Idaho também se manifestou sobre a execução em um comunicado: "Isso é o que acontece quando indivíduos anônimos com capacidade desconhecida são colocados para realizar uma execução", disse. 

Agora, o estado terá que obter outro mandado se quiser manter a pena de morte de Thomas Eugene Creech.

Assassino em série

Creech passou a maior parte da vida na prisão. Ele foi condenado por cinco homicídios que aconteceram em três estados diferentes. A suspeita é que ele tenha cometido outros assassinatos.

Em 1973, Creech foi absolvido de uma acusação de assassinato no estado do Arizona. Na época, as autoridades acreditaram que ele era culpado, porque ele usou o cartão de crédito da vítima para viajar, mas, mesmo assim, ele não foi condenado.

Depois, ele foi condenado por assassinato em 1974 em Oregon e na Califórnia. No mesmo ano, o assassino foi preso em Idaho depois de matar dois pintores de casas que deram uma carona para ele e sua namorada.

Ele foi condenado à prisão perpétua em 1981 e, dentro da prisão, bateu em um outro detento até matá-lo. Foi por este crime que Creech acabou sendo condenado à morte.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade