PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: gays casados serão considerados famílias pelo censo

Casamento entre homossexuais "é agora reconhecido a nível federal, então chegou a hora de contabilizá-lo entre os casais casados", diz especialista

27 mai 2014 - 20h39
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Casal homossexual se abra&ccedil;a,&nbsp;ap&oacute;s a queda da&nbsp;proibi&ccedil;&atilde;o de casamento do mesmo sexo no estado da&nbsp;Pensilv&acirc;nia</p>
Casal homossexual se abraça, após a queda da proibição de casamento do mesmo sexo no estado da Pensilvânia
Foto: Reuters

A agência governamental encarregada pelo censo nos Estados Unidos (United States Census Bureau, em inglês) vai contabilizar em suas estatísticas, a partir de agora, os casais homossexuais casados como famílias, para retratar a evolução da sociedade norte-americana.

O casamento entre homossexuais "é agora reconhecido a nível federal, então chegou a hora de contabilizá-lo entre os casais casados", explica Rose Kreider, especialista em assuntos familiares da agência oficial, citada pelo jornal The Washington Post.

O casamento gay é permitido num número cada vez maior de estados do país.

Em setembro deste ano, o organismo publicará seu estudo anual sobre a população dos Estados Unidos em 2013 e, pela primeira vez, os casais homossexuais casados serão levados em conta no número de famílias entrevistadas.

Até agora estes casais eram contabilizados como "casais não casados" e não eram considerados famílias.

A medida segue sendo simbólica pois, segundo as últimas estatísticas do United States Census Bureau, correspondentes a 2012, haveria 182.000 casais homossexuais casados entre 56 milhões de famílias recenseadas no país.

Em junho de 2013 a Suprema Corte dos Estados Unidos invalidou a lei de defesa do casamento, que definia o matrimônio como a união entre um homem e uma mulher, dando aos casais homossexuais os mesmos direitos em termos de proteção e ajudas às heterossexuais.

O apoio ao casamento homossexual nos Estados Unidos chegou ao seu maior nível recentemente (55%), segundo uma sondagem do instituto Gallup realizada há uma semana.

Gallup lembrou que em 1996, 68% dos norte-americanos era contra este tipo de união, frente a 27% que se dizia favorável.

O United States Census Bureau começou a registrar dedos sobre os casais homossexuais em 1990, quando foi adicionada a categoria "casal não casado".

Descubra onde ser homossexual é um crime passível de pena de morte Descubra onde é legal e illegal ser gay no mundo

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade