PUBLICIDADE

Estados Unidos

Apoio ao casamento gay registra nível máximo nos EUA

21 mai 2014 - 15h15
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um casal exibe seus an&eacute;is de casamento na escadaria da Corte do Estado da&nbsp;Pensilv&acirc;nia,&nbsp;ap&oacute;s uma decis&atilde;o que derrubou a proibi&ccedil;&atilde;o de casamento gay, em 20 de maio</p>
Um casal exibe seus anéis de casamento na escadaria da Corte do Estado da Pensilvânia, após uma decisão que derrubou a proibição de casamento gay, em 20 de maio
Foto: Reuters

O apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo alcançou 55% - seu maior nível - nos Estados Unidos, onde cada vez menos estados se opõem a este tipo de união, indicou nesta quarta-feira uma pesquisa do instituto Gallup.

A pesquisa destaca que desde 2011 a maioria que se manifesta a favor do casamento homossexual aumenta gradualmente em cada pesquisa e inclusive se consolida.

O Gallup lembra que, em 1996, 68% dos americanos eram contrários ao casamento gay, quando foram consultados sobre essa questão pela primeira vez. Na época, 27% deles eram a favor.

Os defensores do casamento entre pessoas do mesmo sexo conquistaram nos últimos dias várias vitórias, com a anulação de sua proibição por tribunais dos estados de Oregon, Idaho e Pensilvânia.

Exceto se apelarem da decisão, a Pensilvânia se tornará o 18º de um total de 50 estados a terem autorizado o casamento homossexual, além da capital Washington DC, entidade administrativa que não é considerada um estado.

A pesquisa foi feita por telefone entre 8 e 11 de maio com 1.028 adultos de todos os estados do país, além do distrito de Columbia.

Descubra onde ser homossexual é um crime passível de pena de morte Descubra onde é legal e illegal ser gay no mundo

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade