PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: agência de espionagem faz "mapa social" de cidadãos americanos

O objetivo seria rastrear conexões entre alvos estrangeiros dos serviços de inteligência e pessoas que moram nos EUA

29 set 2013 - 08h51
(atualizado às 08h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Há quase três anos a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos vem coletando informações para mapear as conexões sociais de alguns americanos, permitindo o governo a identificar com quem se associando, por onde andam, quais companhias usam para viajar e outras informações pessoais, informou o jornal The New York Times no sábado. 

Citando documentos fornecidos pelo ex-analista de sistemas da agência Edward Snowden, o jornal diz que a NSA começou a permitir a análise de conversas telefônicas e de registros de e-mails em novembro de 2010 para examinar a rede de conexões de alguns americanos.

Segundo o NYT, um memorando interno da NSA de janeiro de 2011, a agência decidiu permitir a prática para ajudar a "descobrir e rastrear" conexões entre alvos estrangeiros da inteligência americana e pessoas que vivem dentro dos Estados Unidos. 

Segundo os documentos fornecidos por Snowden, a NSA coleta os dados a partir do sistema bancário, de fontes públicas e comerciais, perfis do Facebook, localização de GPS, registros de impostos, entre outras fontes. 

Com informações da agência AP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade