PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA admitem falha de segurança em amostras de gripe e antraz

Erros representam uma significativa violação dos protocolos aos quais estão submetidos os Centros de Controle e Prevenção de Doenças

16 jul 2014 - 18h40
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças,Tom Frieden, testemunha durante sessão de Energia e Comércio da Câmara Baixa, em Washington, em 16 de julho</p>
O diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças,Tom Frieden, testemunha durante sessão de Energia e Comércio da Câmara Baixa, em Washington, em 16 de julho
Foto: Kevin Lamarque / Reuters

O diretor da agência federal de Saúde Pública admitiu nesta quarta-feira a existência de uma sequência de erros de segurança, depois de perigosas falhas na gestão de amostras de gripe e antraz.

"Penso que não respeitamos um critério básico", disse Tom Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), durante apresentação de duas horas ao subcomitê de Energia e Comércio da Câmara Baixa. Existe "uma cultura insuficiente de segurança", acrescentou.

Na semana passada, o CDC admitiu cinco incidentes ocorridos nos últimos 10 anos - dois dos quais em meses recentes - nos quais foram enviadas amostras de antraz, gripe, botulismo e uma bactéria conhecida como brucella a outros laboratórios, sem seguir os procedimentos apropriados de desativação.

Não há informação de danos causados por estes erros, mas os mesmos demonstram uma importante violação dos protocolos aos quais está submetido o CDC, considerado mundialmente uma agência líder no setor da saúde.

"Embora tenhamos cientistas que estão entre os melhores do mundo em sua especialidade, nem sempre aplicaram o mesmo rigor que empregam em seus experimentos científicos, para melhorar a segurança", disse Frieden.

O CDC fechou dois laboratórios e suspendeu o envio de agentes perigosos a partir de suas instalações até que se conclua uma profunda revisão dos procedimentos utilizados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade