PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Partido Verde pede recontagem de votos na Pensilvânia

28 nov 2016 - 20h43
(atualizado às 21h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Trump venceu Hillary Clinton por 71 mil votos de vantagem no estado
Trump venceu Hillary Clinton por 71 mil votos de vantagem no estado
Foto: Getty Images

O Partido Verde dos Estados Unidos solicitou a recontagem dos votos das eleições presidenciais no estado da Pensilvânia nesta segunda-feira, quando se cumpria o prazo para fazer o pedido, devido a dúvidas surgidas sobre os centros de votação com urnas eletrônicas.

Apesar de não haver evidências de fraude, a candidata presidencial do partido, Jill Stein, pediu a nova apuração ao juiz estadual e em mais de cem distritos eleitorais do estado, assim como fez na semana passada em Wisconsin.

O secretário de Estado da Pensilvânia, Pedro Cortés, garantiu que não há provas de irregularidades ou de ataques cibernéticos nas urnas eletrônicas do estado e considerou que um juiz não podia forçar uma apuração em nível estadual.

No entanto, o Partido Verde declarou em comunicado que solicitou a recontagem distrito por distrito, o que é contemplado em alguns condados do estado da Pensilvânia sempre que três pessoas aparecerem como solicitantes.

O republicano Donald Trump venceu a democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais de 8 de novembro por 71 mil votos de vantagem neste estado, logo, a menos que seja descoberta uma invasão feita por hackers em grande escala no sistema eleitoral da Pensilvânia, o resultado dificilmente será alterado.

Stein arrecadou até o momento cerca de US$ 6,5 milhões dos US$ 7 milhões marcados como meta para custear as despesas das processos reapuração.

Além de Pensilvânia e Wisconsin, o Partido Verde prometeu solicitar, antes que na quarta-feira expire o prazo para o pedido, uma apuração em Michigan, o terceiro estado do Meio Oeste que pôs fim a quase três décadas de domínio democrata e foi decisivo na vitória de Trump.

O partido afirma que, apesar da falta de provas de fraude eleitoral ou invasão, quer garantir a "integridade" do sistema eleitoral e esclarecer as dúvidas em algumas das urnas eletrônicas utilizadas.

Segundo alguns pesquisadores e especialistas de dados de votação, nestes três estados do Meio Oeste ocorreram "anomalias estatísticas", especialmente em condados onde foram usadas urnas eletrônicas sem o suporte do papel.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade