Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Deputada americana diz que restringir visto de autoridades é 'aviso' a Moraes

"Se você tentar censurar cidadãos americanos, mesmo além de nossas fronteiras, você não será bem-vindo nos Estados Unidos", disse a deputada

29 mai 2025 - 14h26
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Deputada republicana Maria Elvira Salazar afirmou que a restrição de vistos nos EUA é um "aviso" ao ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de censurar americanos, enquanto o secretário Marco Rubio destacou medidas contra autoridades que ameacem a liberdade de expressão.
Deputada dos EUA manda 'aviso' a Alexandre de Moraes após restrição de vistos a autoridades:

A deputada republicana Maria Elvira Salazar, base de apoio do presidente dos Estados Unidos, disse, em publicação nas redes sociais, que a restrição do visto para "autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos" é um "aviso" para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes, ministro do STF
Alexandre de Moraes, ministro do STF
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

"Que isso sirva de aviso aos tiranos do mundo todo e aos simpatizantes autoritários como o brasileiro Alexandre de Moraes: se você tentar censurar cidadãos americanos, mesmo além de nossas fronteiras, você não será bem-vindo nos Estados Unidos. Os dias em que os repressores aproveitavam nossas liberdades enquanto as negavam aos outros acabaram", escreveu Maria Elvira no X na quarta-feira, 28.

Antes, Jason Miller, ex-assessor de Donald Trump e consultor do governo americano, já havia citado Moraes em um post. "Compartilhe isso com a primeira pessoa que vier à sua mente ao ler isto. Tudo bem, vou começar... Olá, @Alexandre!", marcando o perfil do ministro do Supremo, que está desativado.

Ex-assessor de Trump marca Moraes em post após EUA restringirem visto para autoridades: ‘Olá, Alexandre':

O que é a restrição de visto?

As publicações foram feitas após o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciar, na quarta-feira, restrições de visto contra autoridades estrangeiras que "censurem americanos por postagens em redes sociais". Segundo o secretário, a nova medida se aplica às autoridades que são "cúmplices" de censura. 

O secretário ainda não divulgou os detalhes da medida nem informou quem será afetado diretamente pela restrição, mas há possibilidade de que a sanção atinja Moraes. 

Rubio afirmou na última quarta-feira, 21, que uma possível sanção ao ministro da Suprema Corte está sendo discutida com o governo dos EUA. "Está sob análise agora, e há uma grande possibilidade de que isso aconteça", disse. A fala do secretário ocorreu durante uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade