PUBLICIDADE

Estados Unidos

Democratas vibram com vídeo em que Ted Kennedy arrasa com Romney

4 set 2012 - 22h14
(atualizado às 23h00)
Compartilhar

Os democratas caíram no riso e se encheram de entusiasmo esta terça-feira, no primeiro dia de sua convenção nacional, durante a exibição de um vídeo em que um astuto Ted Kennedy arrasa com um novato Mitt Romney em debate político em 1994.

No telão da Convenção Democrata, vídeo homenageia o falecido senador Ted Kennedy, emocionando os delegados democratas
No telão da Convenção Democrata, vídeo homenageia o falecido senador Ted Kennedy, emocionando os delegados democratas
Foto: AFP

Um tributo ao falecido senador, descendente da famosa dinastia política americana, o mostrou ridicularizando as convicções de um novato Romney em questões como aborto e reforma do sistema de saúde, hoje temas candentes do Partido Republicano, durante a disputa por uma vaga no Senado pelo estado de Massachusetts. "Acredito que o aborto deveria ser seguro e legal neste país", diz Romney no vídeo.

"Penso que, desde que Roe contra Wade se tornou lei há mais de 20 anos, devemos sustentá-lo e apoiá-lo", acrescenta, em alusão ao caso judicial levado à Supema Corte, que em 1973 decidiu manter o direito das mulheres ao aborto.

Na sequência, Ted Kennedy aparece respondendo, avassalador: "Na questão sobre o tema da escolha, eu apoiei o (caso) Roe contra Wade. Sou pró-escolha, meu oponente é (pela) múltipla escolha". O vídeo, exibido sob aplausos de delegados democratas presentes no Time Warner Cable Arena, também mostrou Ted Kennedy criticando as guinadas políticas de Romney.

"Agora ele é a favor da licença maternidade, agora ele parecer ser favorável ao salário mínimo, agora ele defende a reforma na educação. Se dermos a ele mais duas semanas, pode até ser que vote em mim", brinca.Romney acabou perdendo as eleições para ser senador por Massachusetts por 17 pontos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade