PUBLICIDADE

Estados Unidos

Delegação latina atinge recorde histórico em Charlotte

5 set 2012 - 21h40
(atualizado às 22h03)
Compartilhar

Os latinos representam um eleitorado-chave nas eleições dos Estados Unidos e agora se tornaram protagonistas na vida política do país, algo que é bastante visível na Convenção Democrata, que ocorre na cidade de Charlotte, na Carolina do Norte. Os democratas trouxeram 800 delegados latinos para a convenção: o maior número da história de ambos os partidos.

Julián Castro, prefeito de San Antonio, discursa na Convenção Nacional Democrata
Julián Castro, prefeito de San Antonio, discursa na Convenção Nacional Democrata
Foto: AP

A presença dos latinos não se limita aos seus delegados; vozes como Julián Castro, prefeito de San Antônio e para muitos o que poderia se tornar o primeiro presidente latino, marcaram os discursos da convenção.

Castro também fez história ao se tornar o primeiro latino a discursar em uma convenção democrata, onde teve a oportunidade de contar a comovente história de sua avó, uma imigrante órfã do México, como milhões de latinos que deixaram seu país em busca de novas oportunidades nos Estados Unidos.

Com um "Que Dios te Bendiga," (Que Dios te abençoe) o prefeito texano democrata se despediu da multidão, que em várias ocasiões o ovacionou durante seu discurso.

Outro líder latino presente na convenção democrata é Antonio Villaraigosa, que colocou em segundo plano seu papel de prefeito de Los Angeles esta semana para assumir a presidência da convenção.

Villaraigosa tem sido o principal porta-voz do Partido Democrata em Charlotte e responsável pela promoção do evento em inglês e espanhol.

Além disso, pela primeira vez na história dos EUA, a diretora nacional de campanha do partido tem um rosto latino. Katherine Archuleta, nativa do Colorado, que teve a oportunidade de trabalhar diretamente com a Secretária do Trabalho, Hilda Solis, outra líder latino-americana.

As novas gerações também estão deixando a comunidade latina em alta na Carolina do Norte. Alejandra Salinas, uma jovem de uma pequena cidade no Texas, foi à convenção como a primeira presidente latina de estudantes universitários nos Estados Unidos.

Charlotte também acolheu figuras emblemáticas da comunidade como o apresentadora e jornalista cubana Cristina Saralegui, cujo apoio ao presidente Barack Obama surpreendeu a muitos, especialmente porque o apoio cubano tradicionalmente pertence ao partido de elefantes.

A popular atriz de Hollywood Eva Longoria é outra que deixou as telas de cinema esta semana para promover a reeleição de Obama.

Durante a convenção do Partido Republicano, o senador de origem cubana Marco Rubio exerceu um papel de liderança na apresentação ao apresentar Mitt Romney antes de seu discurso. Os latinos são a maior minoria e de mais rápido crescimento nos EUA e mais do que nunca sua influência pode tornar possível um futuro em que a Casa Branca estará ocupada por um líder latino-americano.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade