Após susto, EUA alertam para risco de se enterrar na areia
Autoridades californianas alertaram sobre o perigo para a saúde de escavar grandes buracos na areia da praia e entrar nele, atividade de risco batizada como "tunneling", informou nesta quinta-feira o jornal Los Angeles Times. O último acidente relacionado ao "tunneling" aconteceu na quarta-feira em Newport Beach, no sul de Los Angeles, quando um jovem de 17 anos ficou soterrado a mais de 2 m de profundidade em um buraco escavado por ele mesmo.
A vítima, Matt Mina, foi salva graças à rápida intervenção de bombeiros e banhistas que conseguiram resgatá-lo após 20 minutos de escavação usando pás e outras ferramentas, como pranchas de surf, de acordo com imagens divulgadas pela cadeia de televisão local KTLA. "Pensei que ia morrer", comentou posteriormente o jovem, que durante o tempo que passou soterrado gritava pedindo auxílio, mas não sabia se alguém estava tentando ajudá-lo.
O chefe do batalhão do departamento de bombeiros de Newport Beach, Jeff Boyles, afirmou que o "tunneling" é uma atividade "muito perigosa" porque os banhistas correm o risco de ficar enterrados vivos e morrer por falta de oxigênio. Neste verão, os bombeiros da Califórnia, da Flórida e de outras áreas litorâneas dos Estados Unidos alertaram para os riscos dessa prática, que causou numerosos acidentes graves. Em um deles, no norte da Califórnia, um menor sofreu danos cerebrais.