PUBLICIDADE

Mundo

Economia da Itália dá sinais de melhora, diz Istat

Ínndice PMI de serviços e confiança dos consumidores aumentaram

5 ago 2019 - 11h22
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A economia da Itália apresenta leves sinais de retomada, de acordo com relatórios publicados nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) e pelo IHS Markit.

Ínndice PMI de serviços e confiança dos consumidores aumentaram
Ínndice PMI de serviços e confiança dos consumidores aumentaram
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Em seu comunicado mensal, o Istat informou que o indicador antecipado do Produto Interno Bruto (PIB) de julho "interrompeu seu tendência à flexão, constatada desde o fim do ano passado, e prospectou um cenário de leve melhoramento dos níveis produtivos". O instituto apontou como fatores positivos o aumento da confiança dos consumidores, além dos reflexos da redução da taxa de desemprego em junho, da estabilização do número de italianos empregados e da queda da inflação.

    Já o índice PMI de serviços, feito pelo IHS Markit, apresentou um resultado melhor em julho na Itália, pelo segundo mês consecutivo, chegando aos 51,7 pontos, nível máximo alcançado em quatro meses. Em junho, o PMI tinha ficado em 50,5 pontos. O resultado referente ao setor terciário é superior ao esperado pelos analistas do setor, de 50,6 pontos. Na zona do euro, no entanto, o índice PMI de serviços apresentou retração, caindo de 52,2 pontos de junho para 51,5 em julho. As principais dúvidas apontadas pelo Istat para a retomada do crescimento do PIB italiano estão relacionadas aos efeitos que a guerra comercial entre Estados Unidos e China pode ter na economia global. "As perspectivas das trocas internacionais, penalizadas pela tensão comercial e pela desaceleração da atividade econômica da China, continuam negativas", ressaltou o relatório.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade