PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Cauteloso, Israel apoia plano russo para evitar conflito na Síria

12 set 2013 - 02h39
(atualizado às 05h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro de Assuntos Estratégicos de Israel, Yuval Steinitz, manifestou nesta quinta-feira um apoio cauteloso em relação ao plano proposto pela Rússia para evitar um conflito militar na Síria e colocar o armamento químico do país sob controle internacional, de acordo com informações da agência Reuters.

“Não posso dizer que nós temos total confiança, mas se essa proposta da Rússia realmente irá remover o armamento químico da Síria, em primeiro lugar, e depois desmantelá-lo... então esse é uma maneira de acabar essa tragédia e uma maneira de terminar com essa ameaça também”, disse o ministro.

Falando para a rádio do Exército, Steinitz afirmou que o plano requer que a Rússia “garanta que a Síria” elimine todo o seu arsenal químico. O secretário de Estado americano e o ministro de Relações Exteriores russo, John Kerry e Sergei Lavrov, respectivamente, devem se encontrar nesta quinta em Genebra para tentar definir uma estratégia para acabar com o armamento sírio.

Prudente, Israel tem procurado se manter afastado da luta pelo poder que levou a Síria a uma guerra civil há mais de dois anos, evitando comentários públicos sobre o conflito. Ainda sim, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse nessa quarta que o regime do presidente Bashar al-Assad deve ter o arsenal químico retirado de seu poder, mas evitou a endossar a proposta russa, que foi aceita por Damasco.

David Friedman, ex-oficial do Ministério da Defesa de Israel especializado em proliferação de armas, disse à Reuters que o processo de neutralização do arsenal sírio levaria entre um e dois anos, mas que isso poderia ser acelerado caso o material fosse enviado para a Rússia, melhor equipada com agentes químicos e incineradores para esse trabalho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade