PUBLICIDADE

Mundo

Discurso de Macron sobre crise do coronavírus convence 62% dos franceses, diz pesquisa

14 abr 2020 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários

Quase dois terços do povo francês achou o pronunciamento de Emmanuel Macron sobre a prorrogação do isolamento do país convincente, de acordo com uma pesquisa de opinião publicada nesta terça-feira, em um sinal de que o tom mais humilde do presidente apaziguou as críticas crescentes.

Presidente francês, Emmanuel Macron
08/04/2020
Ludovic Marin/Pool via REUTERS
Presidente francês, Emmanuel Macron 08/04/2020 Ludovic Marin/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Admitindo que de início o país não estava suficientemente preparado para os desafios provocados pelo surto do novo coronavírus, Macron usou uma abordagem mais empática na segunda-feira, em contraste com a retórica de guerra de seus discursos anteriores.

De acordo com a pesquisa OpinionWay para o jornal Les Échos, 62% dos franceses acharam o pronunciamento de 30 minutos "convincente", e 37% disseram que ele não foi "muito" ou "nem um pouco" convincente.

Macron prorrogou o isolamento francês até 11 de maio no pronunciamento televisionado assistido pela plateia recorde de 36,7 milhões de pessoas, mais da metade da população. Ele disse que a crise revelou falhas e deficiências na prontidão do Estado.

Embora a popularidade de Macron tenha disparado a princípio depois que ele seguiu o exemplo da Itália e da Espanha impondo restrições drásticas à vida pública, desde então o governo foi acusado de não tratar da escassez de máscaras e de conjuntos de exames.

"A intervenção foi eficaz. Mas a recuperação da confiança (no governo) terá que se manter nesse caminho", disse o analista Bruno Jeanbart, da OpinionWay.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade