PUBLICIDADE

Mundo

Dez pessoas morrem em protestos no Irã no domingo, diz TV

1 jan 2018 - 10h34
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Série de protestos no Irã tem ao menos dois mortos
Série de protestos no Irã tem ao menos dois mortos
Foto: ANSA / Ansa

Dez pessoas morreram durante os protestos nas ruas do Irã no domingo, informou a televisão estatal iraniana nesta segunda-feira.

Os protestos em todo o país atraíram dezenas de milhares de pessoas, no embate mais ousado contra a liderança do Irã desde os conflitos pró-reforma em 2009. A convocação de novas manifestações para esta segunda-feira aumenta a possibilidade de uma instabilidade prolongada.

"Nos eventos da noite passada, infelizmente, um total de cerca de 10 pessoas foram mortas em várias cidades", afirmou a televisão estatal enquanto mostrava imagens de danos causados pelas manifestações. A televisão não deu mais detalhes sobre as mortes.

Mensagens anônimas postadas nas redes sociais convocaram iranianos a demonstrem novamente na capital Teerã e em outros 50 centros urbanos.

O Irã é um importante produtor de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e um poder regional, mas as frustrações cresceram domesticamente, enquanto o país está profundamente envolvido na Síria e no Iraque como parte de uma luta pela influência na região com a rival da Arábia Saudita.

Essas intervenções estrangeiras também estão alimentando revolta na República Islâmica porque os iranianos querem que seus líderes criem empregos em vez de se engajarem confrontos dispendiosas.

Veja também:

As 'salas-árvores': como centenas de crianças estudam em Moçambique:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade