PUBLICIDADE

Mundo

Debate Trump x Biden: o que tem de verdade ou não nas afirmações dos dois candidatos a presidente dos EUA

O primeiro de três debates presidenciais centrou-se na pandemia, raça e economia.

30 set 2020 - 12h08
Compartilhar
Exibir comentários
O primeiro debate entre os principais candidatos foi classificado pela imprensa americana como caótico
O primeiro debate entre os principais candidatos foi classificado pela imprensa americana como caótico
Foto: AFP / BBC News Brasil

O presidente americano Donald Trump e o democrata Joe Biden fizeram na terça-feira o primeiro dos três debates eleitorais antes da votação, que acontece em novembro.

Durante 90 minutos tensos, eles entraram em confronto sobre temas como a economia e o coronavírus. A Equipe Reality Check (que checa a veracidade de fatos) da BBC analisou algumas das declarações dos candidatos.

Section divider
Section divider
Foto: BBC News Brasil

Trump: "Construímos a maior economia da história"

Veredicto: Isso não está certo — houve momentos na história dos EUA em que a economia estava mais forte.

Antes do surto do coronavírus, o presidente Trump afirmou ter gerado um crescimento econômico histórico. É verdade que a economia estava indo bem antes da pandemia — continuando uma tendência que começou durante o governo de Barack Obama — mas houve períodos em que ela já foi muito mais forte.

infográfico PIB desde 1950
infográfico PIB desde 1950
Foto: BBC News Brasil

Biden: "Temos 4% da população mundial, [mas] 20% das mortes"

Veredicto: Isso é quase correto. Mas, olhando para as mortes por coronavírus per capita, há vários países que estão em situação pior do que os Estados Unidos, inclusive o Brasil.

Biden criticou a gestão do presidente Trump na resposta ao coronavírus. Tomando como base os números, sua afirmação é correta. A população dos Estados Unidos é de cerca de 328 milhões, o que representa pouco mais de 4% da população global de 7,7 bilhões.

O candidato democrata, Joe Biden, fez questão de demonstrar que pode suportar pressão
O candidato democrata, Joe Biden, fez questão de demonstrar que pode suportar pressão
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Houve 205.942 mortes por coronavírus registradas nos Estados Unidos, de acordo com os dados mais recentes da universidade John Hopkins. No momento do fechamento desta reportagem, o número total de mortes registradas em todo o mundo é de 1.004.808.

Por essa métrica, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 20% das mortes de Covid-19 em todo o mundo, embora a forma como os países registram seus números varie consideravelmente.

Trump: O aumento nas cédulas postais causará "uma fraude como você nunca viu antes"

Veredicto: Estudos não encontraram evidências de fraude generalizada, embora tenham ocorrido casos isolados.

Devido à pandemia do coronavírus, espera-se que uma grande proporção dos eleitores dos Estados Unidos use o voto por correspondência nas eleições deste ano. O presidente alertou repetidamente que isso levará a uma fraude generalizada.

Houve casos isolados de fraude, incluindo exemplos recentes na Carolina do Norte e Nova Jersey.

O presidente Donald Trump tentou diminuir a capacidade gerencial de seu rival
O presidente Donald Trump tentou diminuir a capacidade gerencial de seu rival
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Em setembro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um comunicado sobre um incidente na Pensilvânia em que "nove votos militares foram descartados" e disse que sete deles "foram dados ao candidato presidencial Donald Trump".

Mas, apesar de tais incidentes, vários estudos não revelaram evidências de fraudes importantes e generalizadas. A taxa geral de fraude eleitoral nos Estados Unidos está entre 0,00004% e 0,0009%, de acordo com um estudo de 2017 do grupo Brennan Center for Justice.

Biden: "100 milhões de pessoas [nos EUA] têm problemas de saúde pré-existentes"

Veredicto: Não há uma resposta definitiva para isso.

Os candidatos entraram em confronto sobre quantas pessoas nos EUA têm problemas de saúde pré-existentes, o que pode impedir que alguns americanos sejam cobertos por planos de saúde privados.

Biden disse que havia 100 milhões de pessoas com doenças pré-existentes, mas o presidente Trump disse que esse número estava "totalmente errado".

Então, quantos são? Não há uma resposta definitiva.

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo dos Estados Unidos, entre 50 e 129 milhões de americanos não-idosos têm algum tipo de problema de saúde pré-existente.

Outras organizações têm estimativas diferentes. O Center for American Progress acredita que o número real é maior — 135 milhões de pessoas com menos de 65 anos.

Trump: "Estamos a poucas semanas de uma vacina"

Veredicto: Há uma "chance muito, muito baixa" de uma vacina aprovada estar pronta até o final de outubro, disse o principal conselheiro científico do programa de vacinas dos Estados Unidos.

Moncef Slaoui fez essa avaliação cautelosa no início de setembro.

Enquanto isso, o Dr. Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas do país, previu que os Estados Unidos saberão se há uma injeção segura e eficaz em novembro ou dezembro deste ano. Ele disse em uma audiência no Senado neste mês que poderá haver doses suficientes para todos os americanos até abril.

Biden: "A indústria foi para o buraco" antes do coronavírus

Veredicto: Isso não está certo, de acordo com os números.

O candidato democrata Joe Biden sugeriu que, mesmo antes da covid-19, "a indústria manufatureira já havia ido para o buraco".

A pandemia teve impacto neste setor. Em agosto, havia 237 mil empregos industriais a menos nos Estados Unidos do que quando Trump assumiu o cargo em 2017.

Mas antes do surto, o presidente Trump havia acrescentado quase meio milhão de empregos na indústria durante seus primeiros três anos no cargo.

Trump: Biden já chamou os afro-americanos de "superpredadores"

Veredicto: Isso não está certo. Ele usou a palavra "predadores", mas não para se referir aos afro-americanos.

Em 1993, Biden alertou sobre "predadores em nossas ruas" durante um discurso antes da votação de um projeto importante sobre crimes no Congresso.

Não houve menção específica aos afro-americanos, mas o projeto de lei sobre o crime foi posteriormente criticado por aumentar o encarceramento em massa que afetou desproporcionalmente os homens afro-americanos.

O termo "superpredador" foi usado por Hillary Clinton em 1996 em apoio ao polêmico projeto de lei.

Clinton disse: "Precisamos enfrentar essas pessoas. Elas costumam estar ligadas a grandes cartéis de drogas, não são mais apenas gangues de crianças. Frequentemente, são o tipo de criança chamada de superpredadores — sem consciência, sem empatia".

Biden: "Trump não baixou os preços dos medicamentos para ninguém"

Veredicto: O custo médio mensal dos medicamentos prescritos caiu ligeiramente no ano até agosto de 2019, embora tenha subido novamente.

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) do instituto Bureau of Labor Statistics — que mede o custo dos utensílios domésticos nos EUA — o custo médio mensal dos medicamentos prescritos caiu 0,3% no ano até agosto de 2019.

Esta foi a primeira redução de preços em um período de 12 meses desde 1973. Enquanto os preços médios dos medicamentos aumentaram 1,5% no ano seguinte, sob Trump os aumentos médios foram menores do que sob Obama.

O IPC não é necessariamente a forma mais confiável de se mensurar o preço dos medicamentos, pois inclui medicamentos de uso geral, que costumam ser mais baratos. É menos provável que inclua medicamentos mais novos ou menos prescritos, que são mais caros e têm maiores aumentos de preço.

Link box banner bottom
Link box banner bottom
Foto: BBC News Brasil
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade