0

Coreia do Norte e EUA se estranham em fórum de desarmamento

23 jan 2018
16h20
atualizado às 16h34
  • separator
  • comentários

A Coreia do Norte informou nesta terça-feira que possui uma dissuasão nuclear "poderosa e confiável" para frustrar qualquer ataque e acusou os Estados Unidos de enviarem equipamentos militares para áreas próximas sob o pretexto de garantir segurança para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

Foto: Reuters

Han Tae Song, embaixador da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas em Genebra, pediu para os Estados Unidos suspenderem permanentemente seus exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul, suspensos antes dos Jogos, que começam em 9 de fevereiro, em meio a uma redução de tensões.

Han disse que contrárias à tendência em direção à "détente" (distensão), forças dos EUA estão participando de uma "precária manobra militar" ao levar componentes estratégicos para perto da dividida península coreana antes da competição.

"Este é um perigoso ato de jogar água fria na atual atmosfera positiva de relações intercoreanas, que pode levar a situação novamente para uma fase extrema de confronto", disse Han à Conferência sobre Desarmamento, patrocinada pela ONU.

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse nesta segunda-feira que um degelo nas relações entre as duas Coreias antes da Olimpíada de Inverno apresenta uma "chance preciosa" para os EUA e a Coreia do Norte discutirem sobre os programas bélicos norte-coreanos.

A Coreia do Norte está desenvolvendo tecnologias nucleares e de mísseis em meio a ameaças regulares de destruir os EUA e o Japão e em desafio às resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade