PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte alerta novo governo dos EUA: "se quer paz, não cause problema"

15 mar 2021 - 20h12
Compartilhar
Exibir comentários

A irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Yo Jong, criticou os atuais testes militares na Coreia do Sul e alertou o novo governo dos Estados Unidos a não "causar problema" se quiser a paz, reportou a imprensa estatal na terça-feira (horário local). 

 Kim Jong Un e a irmã Kim Yo Jong 
 27/4/2018    Korea Summit Press Pool/Pool via Reuters
Kim Jong Un e a irmã Kim Yo Jong 27/4/2018 Korea Summit Press Pool/Pool via Reuters
Foto: Reuters

A declaração acontece um dia antes da chegada do principal diplomata e chefe de Defesa norte-americanos em Seul para uma primeira rodada de conversa com seus equivalentes sul-coreanos.

"Aproveitamos essa oportunidade para alertar o novo governo dos EUA que tenta deixar o cheiro de pólvora em nossa terra", disse Kim em nota publicada pela agência de notícias estatal KCNA. "Se quiser dormir em paz pelos próximos quatro anos, era melhor não ter causado um problema em seu primeiro passo".

A Coreia do Norte até agora rejeitou os pedidos dos Estados Unidos para engajar em diálogo, afirmou a Casa Branca na segunda-feira, confirmando o esfriamento nas relações que começou no governo de Trump e se estende para o mandato de Biden. 

O líder Kim Jong Un participou de três reuniões históricas com Trump e trocou uma série de cartas, mas o governo do país asiático encerrou as negociações e afirmou que não participaria mais enquanto os Estados Unidos não abandonassem sua política de hostilidade. 

Tropas norte-americanas e sul-coreanas iniciaram um exercício militar conjunto, que foi limitado a simulações de computador por conta do risco com o coronavírus, além das iniciativas contínuas de engajar em negociações com o Norte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade