PUBLICIDADE

Mundo

Comando militar do Irã diz que ataque israelense causaria III Guerra Mundial

Compartilhar

Um ataque israelense ao Irã provocaria a Terceira Guerra Mundial, segundo afirmou neste domingo o general Amir Ali Hayizadeh, comandante da Divisão Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução da República Islâmica.

Em entrevista à televisão oficial em árabe "Alalam", citada pelo canal iraniano em inglês "PressTV", Hayizadeh disse que, no caso de uma guerra, na qual "é inimaginável" que Israel não fosse apoiado pelos Estados Unidos, "a situação poderia sair de controle".

"Esse conflito causaria a Terceira Guerra Mundial, o que significaria que muitos países entrariam na disputa a favor ou contra o Irã", comentou o comando militar iraniano.

Por sua parte, a Força Aérea do Irã anunciou hoje que realizará manobras de grande envergadura no sul do país em março de 2013, informou a "PressTV".

"As manobras programadas pela República Islâmica são pacíficas e provam que o Irã e os países da região são capazes de salvaguardar a segurança na região", declarou aos jornalistas locais o general Aziz Nasirzadeh, comandante da Força Aérea do país.

Para Nasirzadeh, a presença de forças estrangeiras, em referência aos EUA e seus aliados, nas áreas do Oriente Médio, do Golfo Pérsico e da Ásia Central é "ilegítima" e "não é necessária".

As Forças Armadas e os Guardiões da Revolução do Irã realizam todos os anos vários exercícios e manobras, em sua maioria destinados a prevenir um eventual ataque de EUA ou Israel.

Israel e EUA ameaçaram atacar o Irã se o país não freasse seu programa nuclear, ao que Teerã respondeu que não interromperá suas atividades atômicas pacíficas e que, caso seja agredido, dará uma resposta arrasadora. EFE

cho/rsd

EFE   
Compartilhar
Publicidade