Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Colômbia pede que Cuba prenda líder do ELN procurado pela Interpol

21 nov 2018 - 09h06
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Colômbia pediu a Cuba que prenda o comandante rebelde do Exército de Libertação Nacional (ELN), Nicolás Rodríguez, informou o Ministério das Relações Exteriores colombiano na terça-feira, um sinal de que as conversas de paz com o grupo insurgente não devem recomeçar tão cedo.

Combatente rebelde do ELN em selva no noroeste da Colômbia 31/08/2017 REUTERS/Federico Rios
Combatente rebelde do ELN em selva no noroeste da Colômbia 31/08/2017 REUTERS/Federico Rios
Foto: Reuters

No dia 6 de novembro a Colômbia fez um pedido verbal para que o governo de Cuba forneça informações sobre a presença de vários comandantes do ELN em território cubano, disse a chancelaria em um comunicado.

Bogotá também pediu a Havana que cumpra um alerta vermelho da Interpol contra Rodríguez, o líder do grupo rebelde. Um alerta vermelho da Interpol é um "pedido para realocar e prender provisoriamente um indivíduo à espera de extradição".

Rodríguez, também conhecido pelo codinome Gabino, está recebendo tratamento médico em Cuba há vários meses.

O governo cubano não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A medida colombiana pode prejudicar os esforços para ressuscitar as conversas de paz entre o governo e o ELN. Em agosto o presidente da Colômbia, Iván Duque, disse que suspenderia as negociações sediadas em Cuba até os rebeldes libertarem todos os reféns.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade