PUBLICIDADE

Mundo

China é ameaça tão grande quanto a Rússia, diz chefe da CIA

Mike Pompeo diz que chineses tentam influenciar mundo ocidental

30 jan 2018 - 18h22
(atualizado às 19h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), Mike Pompeo, afirmou que a China é uma ameaça tão grande para seu país quanto a Rússia, cujo governo é acusado de interferir nas eleições presidenciais de 2016.

China é ameaça tão grande quanto a Rússia, diz chefe da CIA
China é ameaça tão grande quanto a Rússia, diz chefe da CIA
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em entrevista à rede britânica "BBC", Pompeo afirmou que os esforços chineses para "influenciar secretamente" o mundo ocidental preocupam tanto quanto a "obra de subversão" levada adiante por Moscou.

O diretor da CIA citou como exemplo as supostas tentativas de Pequim de "roubar" informações comerciais norte-americanas e de se infiltrar em escolas e hospitais. "Os chineses têm uma pegada muito maior sobre a qual implementar essa missão em relação aos russos", declarou Pompeo.

No entanto, ele alertou que ainda não percebeu uma "redução significativa" nas atividades subversivas da Rússia e que o país tentará influenciar nos resultados das eleições de meio de mandato, em novembro de 2018. "Tenho toda a expectativa de que eles continuarão a fazer isso", afirmou, fazendo a ressalva de que os EUA saberão garantir um pleito "justo e livre".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade