PUBLICIDADE

Mundo

China defende Maduro e faz alerta a países que apoiam Guaidó

Segundo diplomata Wang Yi, a História já deu lições para "não seguir o mesmo caminho desastroso"

8 mar 2019 - 08h48
(atualizado às 09h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O principal diplomata do governo chinês, Wang Yi, disse, nesta sexta-feira (8), que outras nações não devem interferir na Venezuela nem impor sanções ao país. Segundo ele, a História já deu lições para "não seguir o mesmo caminho desastroso". A China tem mantido uma postura de apoio ao governo do presidente Nicolás Maduro.

Conselheiro de Estado chinês, Wang Yi
08/03/2019
REUTERS/Jason Lee
Conselheiro de Estado chinês, Wang Yi 08/03/2019 REUTERS/Jason Lee
Foto: Reuters

A maioria dos países ocidentais reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como legítimo chefe de Estado da Venezuela. Os Estados Unidos prometeram "expandir a rede" de sanções contra a Venezuela, incluindo reforçar as medidas contra bancos que apoiam o governo de Maduro.

Wang Yi, que é conselheiro de Estado chinês, respondendo a uma pergunta sobre se a China ainda reconhecia Maduro ou se teve contatos com a oposição, disse que a soberania e a independência dos países latino-americanos devem ser respeitadas.

"Os assuntos internos de todos os países devem ser decididos por seu próprio povo. Interferências externas e sanções só vão agravar a situação de tensão e permitir que a lei da selva volte a vigorar incontrolavelmente", disse Wang em sua entrevista coletiva anual em paralelo a encontro parlamentar da China. "Já há bastante dessas lições na história, e o mesmo caminho desastroso não deve ser seguido".

A China continua apoiando a oposição e o governo venezuelano a buscar uma solução política, por meio do diálogo pacífico, para garantir sua estabilidade e a segurança das pessoas, acrescentou Wang.

'Sem Maduro', diz secretário de Estado dos EUA

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, tuitou na quinta-feira que as políticas de Maduro "não trazem nada além de escuridão".

"Sem comida. Sem remédio. Agora, sem energia. Em seguida, sem Maduro", escreveu ele, referindo-se a uma grande queda de energia na Venezuela na quinta-feira.

Relação da China com a Venezuela

A China emprestou mais de 50 bilhões de dólares para a Venezuela por meio de contratos de empréstimos em troca de petróleo ao longo da última década, garantindo o suprimento de energia para sua economia em rápido crescimento.

A China tem intensificado seu envolvimento na América Latina, para a preocupação de Washington, que reagiu de maneira particularmente forte a vários países que recentemente abandonaram os laços diplomáticos com a autogovernada Taiwan em favor da China.

Em fevereiro, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, pediu cooperação com El Salvador para neutralizar o que ele chamou de expansão "predatória" da China. El Salvador abandonou Taiwan no ano passado.

Wang disse que as relações entre a China e a América Latina alcançaram grandes progressos e não miram em qualquer "terceiro".

Os laços entre os dois lados foram a escolha correta e em ambos seus interesses de longo prazo e não devem estar sujeitos à "falta de mandado, interferência e crítica".

Veja também:

O universo azul e cor-de-rosa da indústria de brinquedos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade