Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chile vai às urnas no domingo com foco contra criminalidade

Progressista Jeannette Jara lidera pesquisas para posto de Boric

14 nov 2025 - 13h11
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 15 milhões de chilenos foram convocados a comparecer às urnas no domingo (16) para escolher um novo presidente para o lugar de Gabriel Boric, em meio a uma proliferação de gangues que colocou o tema da criminalidade no centro da pauta política no país.

Chile vai às urnas no domingo com Jara liderando as pesquisas
Chile vai às urnas no domingo com Jara liderando as pesquisas
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Jeannette Jara, do Partido Comunista, lidera as pesquisas entre oito candidatos principais. Sobre a questão da violência, ela promete que seu governo "irá aumentar a segurança", mas que também dará "uma abordagem preventiva".

"Vamos atacar onde mais dói, vamos seguir o rastro do dinheiro sujo", afirmou Jara em seu último comício.

Do lado da direita, o conservador José Kast, do Partido Republicano, é o principal cotado perante outros dois candidatos: o extremista Johannes Kaiser, fundador do Partido Nacional Libertário, e a moderada Evelyn Matthei, da União Democrática Independente.

Os três competem para ver quem será o mais implacável na luta contra o crime. Enquanto Kast promete uma "repressão rigorosa" às gangues e à imigração ilegal, Kaiser quer o "retorno da pena de morte". Já Matthei faz campanha com "prisão ou cemitério" para os criminosos.

A corrida presidencial no Chile traz ainda como candidatos Franco Parisi, do Partido do Povo; o jornalista Harold Mayne-Nicholls, sem filiação; o cineasta progressista Marco Enríquez-Ominami, também sem partido; e Eduardo Artés, do Partido Proletário. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade