PUBLICIDADE

Mundo

Chile: "nuvem" de gases e cinzas é mais perigosa do que lava

9 jun 2011 - 11h15
Compartilhar
Cynthia Rosales
Direto de Santiago

Após cinco dias de erupção do vulcão Puyehue, no sul do Chile, o vulcanólogo e pesquisador do Grupo de Geociências da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Jorge Clavero, afirmou que o fluxo piroclástico - nuvem de cinzas e gases expelida pelo vulcão - é "muito mais perigoso do que a lava".

Menino anda de bicicleta em uma região próxima do vulcão Puyehue
Menino anda de bicicleta em uma região próxima do vulcão Puyehue
Foto: AP

Em entrevista ao Terra, o geólogo afirmou que "o maior perigo associado a esse tipo de erupção não é a lava, mas as cinzas que estão descendo e a formação de fluxos piroclásticos". O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) afirmou que o material começou a descer pela encosta do vulcão Puyehue.

Mas o que é o fluxo piroclástico? Nas palavras do especialista, "é quando esta coluna que foi lançada na atmosfera perde sustentação e cai, parte dela totalmente". "Isso parece uma nuvem, mas ao invés de subir, volta até o solo e se desloca encosta abaixo, principalmente pelos vales, mas também por outros lugares", afirmou o professor Jorge Clavero. "E essa nuvem incandescente, que contém gases de alta temperatura (300°C), tem segmentos de cinzas e pode se deslocar a altas velocidades (100 a 200 km/h)", disse o pesquisador da PUC do Chile.

No caso das cinzas, "pode ser prejudicial em vários aspectos", afirmou o especialista. "Por exemplo, se inspirada por muito tempo sem proteção. Por isso, uma das primeiras coisas que as autoridades fazem é distribuir máscaras para evitar as partículas mais finas das cinzas, porque isso afeta mais fortemente as vias respiratórias", disse o professor Clavero.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade