PUBLICIDADE

Mundo

Chefes de espionagem dos EUA alertam para ameaça chinesa "sem paralelos"

14 abr 2021 - 14h15
Compartilhar
Exibir comentários

Líderes de agências de espionagem dos Estados Unidos alertaram nesta quarta-feira para a "ameaça sem paralelos" representada pela China, citando a agressão regional, as capacidades cibernéticas e a influência econômica de Pequim ao deporem na audiência pública no Congresso "Ameaças Mundiais" pela primeira vez em mais de dois anos.

14/04/2021
Graeme Jennings/Pool via REUTERS
14/04/2021 Graeme Jennings/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

"A China é, cada vez mais, uma competidora quase em pé de igualdade que desafia os Estados Unidos em diversas arenas, ao mesmo tempo em que pressiona a revisão de normas globais de maneiras que favoreçam o sistema autoritário chinês", disse a diretora de Inteligência Nacional, Avril Haines, ao Comitê de Inteligência do Senado.

"(A China) também tem capacidades cibernéticas substanciais que, se utilizadas, no mínimo podem causar transtornos localizados e temporários em infraestrutura crítica dentro dos Estados Unidos".

O pronunciamento inicial de Haines também citou os esforços russos para minar a influência dos EUA, a contribuição do Irã à instabilidade no Oriente Médio, o terrorismo global e esforços possíveis da Coreia do Norte para "criar cisões" entre Washington e seus aliados como ameaças consideráveis.

O diretor da Agência Central de Inteligência, William Burns, o diretor do FBI, Christopher Wray, o diretor-geral da Agência Nacional de Segurança, Paul Nakasone, e o diretor da Agência de Inteligência da Defesa, tenente Scott Berrier, também depuseram.

A audiência ocorreu um dia depois de agências de inteligência dos EUA divulgarem um relatório abrangente sobre ameaças mundiais, que mencionou a pobreza, a disparidade entre pobres e ricos, a mudança climática e conflitos dentro e entre nações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade