Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chefe do Conselho Europeu pede que Lula pressione Rússia por paz

António Costa também defendeu aprovação de acordo Mercosul-UE

30 mai 2025 - 08h58
(atualizado às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, pediu que o governo Lula "pressione" a Rússia para acabar com os ataques contra a Ucrânia e defendeu a aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

António Costa e Lula durante encontro em Bruxelas em julho de 2023
António Costa e Lula durante encontro em Bruxelas em julho de 2023
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Eu acho muito importante que o presidente Lula e o Brasil façam pressão sobre a Rússia para dizer: chegou o tempo da paz, do cessar-fogo, de sentar à mesa com a Ucrânia. Não tenho dúvida que a tradição da política externa brasileira de respeito pelo direito internacional prevalecerá. O Brasil tem autoridade moral para dizer à Rússia: basta!", afirmou Costa em entrevista à Folha.

"É importante dizer que esta guerra tem um agressor, que é a Rússia, e tem uma vítima, que é a Ucrânia. É fundamental não só obter a paz, mas garantir que a Rússia não volte a ser uma ameaça", acrescentou o chefe do Conselho Europeu, órgão que reúne os líderes dos 27 Estados-membros da UE.

O ex-primeiro-ministro português visitou o Brasil nesta semana e foi recebido pelo chanceler Mauro Vieira no Ministério das Relações Exteriores.

Questionado sobre suas expectativas para a conclusão do acordo Mercosul-UE, Costa disse que "o processo de aprovação interna" no bloco europeu começará entre junho e julho.

"Esperamos que ele conclua rapidamente, de preferência durante a presidência brasileira do Mercosul [de julho a setembro]", salientou o português, destacando que o acordo "é mais importante do que nunca", diante dos tarifaços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade