PUBLICIDADE

Mundo

Centenas de pessoas são retiradas de casa com ameaça de lava em La Palma, na Espanha

12 out 2021 - 12h05
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 700 moradores receberam ordens de abandonar suas casas nesta terça-feira na ilha espanhola de La Palma, enquanto a lava incandescente avançava em direção à região onde moram.

Vulcão Cumbre Vieja continua em atividade na ilha de La Palma. 12/10/2021. REUTERS/Sergio Perez
Vulcão Cumbre Vieja continua em atividade na ilha de La Palma. 12/10/2021. REUTERS/Sergio Perez
Foto: Reuters

Conforme o rio de magma derretido descia do vulcão Cumbre Vieja, no nordeste das Ilhas Canárias, as autoridades ordenaram que entre 700 e 800 habitantes de La Laguna saíssem de casa com seus pertences e animais de estimação, de acordo com o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca).

"Fomos obrigados a esvaziar uma nova área. A lava avança lentamente. As pessoas precisam de tempo para levar seus documentos, seus objetos pessoais e qualquer coisa de valor", disse Miguel Angel Morcuende, diretor técnico do Pevolca.

Ocorreram 64 movimentos sísmicos nesta terça-feira, o mais forte medindo 4,1, disse o Instituto Geológico Nacional da Espanha.

O aeroporto de La Palma permaneceu aberto, mas 11 voos foram cancelados nesta terça-feira e outros foram atrasados, disse a operadora do aeroporto AENA.

No início desta terça-feira, autoridades suspenderam um lockdown ordenado por causa de uma nuvem de fumaça sobre duas aldeias causada pela erupção, permitindo a saída de mais de 3.000 moradores.

A lava da erupção que começou em 19 de setembro devastou quase 600 hectares no total, segundo as autoridades.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade