PUBLICIDADE

Mundo

Casa Branca diz que Trump e Abe se reunirão em breve

28 mai 2018 - 18h57
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, discutiram sobre a Coreia do Norte por telefone nesta segunda-feira e confirmaram que se encontrarão antes da esperada cúpula entre EUA e Coreia do Norte, disse a Casa Branca.

Trump e Abe se reúnem em Palm Beach
 18/4/2018   REUTERS/Kevin Lamarque
Trump e Abe se reúnem em Palm Beach 18/4/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

Um comunicado da Casa Branca informou que, em sua ligação, Trump e Abe "afirmaram o imperativo compartilhado de alcançar o completo e permanente desmantelamento das armas nucleares, químicas e biológicas e dos programas de mísseis balísticos da Coreia do Norte".

Mais cedo, a agência de notícias japonesa Kyodo citou que Abe disse que os dois líderes concordaram em cooperar para fazer o encontro entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano significativo.

Na semana passada Trump cancelou o encontro com Kim, planejado para 12 de junho em Cingapura, antes de anunciar que havia reconsiderado e que autoridades dos EUA e Coreia do Norte estavam se encontrando para acertar detalhes.

No domingo, o Departamento de Estado dos EUA disse que autoridades do país e da Coreia do Norte tinham se encontrado em Panmunjom, uma vila na zona desmilitarizada, que se estende ao longo da fronteira fortemente armada entre a Coreia do Sul e do Norte.

Um grupo de autoridades dos EUA "pré-avanço" também viajou a Cingapura para se reunir com norte-coreanos lá, disse a Casa Branca.

Trump cancela reunião com líder da Coreia do Norte:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade