PUBLICIDADE

Mundo

Candidatos a liderar Reino Unido disputam legado de Margaret Thatcher

13 jul 2022 - 12h25
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Margaret Thatcher não está no poder desde 1990. Na realidade, ela está morta desde 2013. Mas a ex-primeira-ministra conservadora tem sido presença regular na disputa desta semana para substituir Boris Johnson como próximo líder do Reino Unido.

Thatcher, a primeira-ministra mais polarizadora da história britânica moderna, foi criticada e reverenciada em igual medida quando esmagou os sindicatos e privatizou grandes áreas da indústria.

Dura e franca, ela liderou os conservadores a três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o mais longo período contínuo no cargo de um primeiro-ministro britânico em mais de 150 anos.

O favorito para ser o próximo líder do Reino Unido, o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, disse que sua visão econômica equivale a "thatcherismo de bom senso" depois que ele entrou em conflito com outros candidatos ao recusar cortes de impostos imediatos.

A ministra do Comércio, Penny Mordaunt, afirmou nesta semana que, como Thatcher, ela foi subestimada por ser mulher. O ministro das Finanças Nadhim Zahawi disse que Thatcher é seu ídolo político e o início dela como filha de um lojista mostrou a ele que qualquer pessoa poderia ter sucesso no Reino Unido.

Os candidatos estão disputando o legado de Thatcher em parte porque estão tentando atrair 200.000 membros do Partido Conservador que escolherão o próximo primeiro-ministro, em vez dos milhões de eleitores como normalmente aconteceria em uma eleição. Em sua maioria brancos, com idade avançada e homens, eles veneram Thatcher.

"Thatcher continua sendo uma heroína política para grande parte dos membros do Partido Conservador, muitos dos quais estão em uma idade em que lembram vividamente dos anos Thatcher e os consideram alguns dos grandes anos políticos que já vivemos", disse Jonathan Tonge, professor de política da Universidade de Liverpool. "Você não será eleito se criticar Thatcher."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade